ARLA/CLUSTER: esclarecimento

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Segunda-Feira, 31 de Agosto de 2009 - 12:09:36 WEST

Bom Dia:

Indução electromagnética?hummm.
Isso é um fenómeno para motores geradores etc.
Na indução electromagnética tem de haver um parte móvel, ou então uma
variação de polaridade  magnética num dos corpos.

Há aqui uma coisa que está a criar a confusão toda:
A radiação electromagnética, e esta sim, é aquela que que sai da antena e
atravessa o mundo e vai ser detectada por outra antena, onde quiser.
A radiação electromagnética tanto provoca corrente num corpo a 1 metro da
antena como em um no Japão
Não é isto que está em causa, o que está em causa, são as condições que
podem ou não perturbar o funcionamento
do sistema radiante, a antena.

As características intrínsecas das antenas são resistivas,  reactivas
capacitivas ou indutivas.
e estas  são exclusivas do desenho e construção da antena, não tendo a ver
com corpos vizinhos.

Agora, qualquer antena sofre tremenda influencia, CAPACITIVA, da terra, da
chuva,  de corpos metálicos próximos.
Que nem precisam ser ressonantes, nem ter comprimento nem tamanho definido.
Não é preciso capacimetro para medir a capacidade ao solo de um dipolo para
40m com 1mm a 10m do chão, que ela existe, existe e pode ser calculada e
comprovada.
Dai que seja vulgar usarem-se chapéus capacitivos para baixar
a ressonância a antenas encurtadas.
Seja vulgar a antenas baixar a ressonância quando chove, pois o nível de
agua subterrâneo sobe. etc etc.

Na salutar discussão com o colega Afonso sobre este tema, chegámos ao
consenso que as antenas se perturbam.
Não  interessa aqui que uma roube a energia da outra, de forma indutiva ou
capacitiva  a radiação passe de uma para a outra e não para o espaço, mas
que a proximidade perturbe as ressonâncias mutuas, que  impedâncias
se mantenham, bem como o lóbulos.

73's
Matias