ARLA/CLUSTER: esclarecimento

José António ct1dqb gmail.com
Segunda-Feira, 31 de Agosto de 2009 - 09:47:44 WEST

Matias, o colega Afonso Marques já tinha dito anteriormente qual era
esse efeito:
É um fenómeno de indução electromagnética.
Também sucede nos condutores parasitas. Inevitavelmente, qualquer
condutor nas proximidades da antena, com um comprimento próximo ou
superior a um quarto de comprimento de onda da frequência em uso, será
parasiticamente acoplado à antena. Diferente dos elementos parasitas de
uma antena direcional, condutores como instalações eléctricas, canos de
agua, canos de gaz, etc., que estão normalmente com más ligações à
terra. Além de dissiparem energia, por vezes não irradiam na fase
correcta, muitas vezes originando a não desejada RFI.

Em relação ao cluster, eu não o utilizo, escolhi outras opções que penso
serem mais úteis para o meu conhecimento.

73
José António