RE: ARLA/CLUSTER: Alguns Conceitos básicos, segundo a ANACOM.
Afonso Marques
amarques efacec.pt
Sexta-Feira, 3 de Abril de 2009 - 15:21:20 WEST
Eloquente caro colega João Saraiva.
73's
CT1RH
De: cluster-bounces radio-amador.net [mailto:cluster-bounces radio-amador.net] Em nome de João Saraiva
Enviada: sexta-feira, 3 de Abril de 2009 15:09
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Alguns Conceitos básicos, segundo a ANACOM.
Caro João Costa
Não deixo de estar de acordo e até achar piada... No entanto a solução visto que a situação é irreversível, passa por "inventar" novos conceitos de filtros digitais, novos modos digitais que não o D-Star, TETRA, e outros similares com qualidade de áudio deplorável. A partida parece estar tudo inventado, contudo se pensar-mos que a cem anos atrás já assim sem pensava e hoje achamos que muito pouco se sabia na época, podemos depreender que daqui a alguns anos estes problemas terão outros contornos e soluções hoje inimagináveis. O contexto cientifico deve por isso ser valorizado e não meramente o destrutivo, pois o desafio é encontrar a solução para coabitar com o PLC e não de o destruir, não esqueçamos que democraticamente somos minoria na sociedade e que a democracia tem destas desvantagens que embora não me agradem me deixam prisioneiro e à mercê da maioria (os ignorantes). Assim sendo não nos podemos eximir da responsabilidade que temos como cidadãos de um estado " de direito", cumprindo-nos ainda civicamente aplicar os nossos conhecimentos técnicos e desenvolvimentos científicos na 1ª linha de resolução deste e outros problemas, técnicos, científicos, sociais e políticos. Dirá certamente: O que tem isto a ver com politica? Eu respondo-lhe: Fomos nós o povo que elegemos democraticamente o PLC ao termos eleito quem o aprovou, ao não manifestar-mos em sede própria a nossa posição sobre o assunto, e a sede própria neste caso não é certamente a ANACOM cujos interesses no PLC são manifestamente suficientes para até se for caso disso propor o impensável... Falamos de milhões meu caro João Costa, e tudo o que envolva milhões embora não pareça aos olhos de uma minoria (os radioamadores) ético, pelos milhões em causa passa não só a ser ético como até legal. Esta é sem duvida uma batalha perdida como a da TV Cabo ou o Eurosport nos 145,750mHz, porque nós radioamadores somos pacíficos e brandos, um de nós é tão brando e tão pacifico que até tem ou tinha um programa na RDP chamado "oceano pacifico", certamente em homenagem a passividade do radioamador português que tem a capacidade de não mover oceanos. Se ele ler o meu texto fica também o meu abraço para ele com quem já não tenho o prazer de conversar a quase uma década.
Quanto ao ambiente eu pergunto: Qual o radioamador que se preocupa com o ambiente? Pensam nisso quando compram equipamento, sabendo que o minério para os semicondutores é extraído com recurso a escravidão humana, que quem o extrai ganha em muitos casos menos de 1Euro por dia? Quem se preocupa com o ambiente? A preocupação do radioamador com o ambiente está patente nas feiras da rádio? Nas lojas on-line e noutros actos igualmente cívicos? Mas antes que se zangue comigo deixe-me dizer, eu também não sou excepção, somente me considero um pouco mais elucidado.
Bem já divaguei Q.B....
O meu abraço a todos os radioamadores portugueses em geral, e não me levem a mal, são apenas palavras, os actos faço-os em sede própria.
Sempre ao vosso dispor,
73´s
CT1-EBZ
From: João Gonçalves Costa <mailto:joao.a.costa ctt.pt>
Sent: Friday, April 03, 2009 2:31 PM
To: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA' <mailto:cluster radio-amador.net>
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Alguns Conceitos básicos, segundo a ANACOM.
Caro João Saraiva, CT1EBZ
O Carlos Mourato já tem "parte da solução":
"...Um emissor de 100Kw ligado a este sistema, tinha um PAR de mais de 100 gigawatts....Que coisa boa para derreter PLCs!!!! eheheheh!...Por mim abdicava de fazer HF durante um mês, só para esta "coisa" estar a full power a transmitir para a Europa e para os EUA, num pico de manchas solares elevadas, só para acabar com os PLCs..."
Com as ultimas "tiradas" sobre o assunto por parte da ANACOM se calhar poucas soluções nos restam;
http://radio-amador.net/pipermail/cluster/2009-March/011199.html e
http://radio-amador.net/pipermail/cluster/2009-March/011203.html
_\\|//_
( o o )
------------------ooO-(_)-Ooo------------
73 de:
************************************
* CT1FBF / João Gonçalves Costa
* QTH Locator : IM58kq
* CQ Zone: 14 / ITU Zone: 37
* E-mail and Adress, see in:
* www.qrz.com
* QSL Card via Eqsl: www.eqsl.cc
**************************************
________________________________
De: cluster-bounces radio-amador.net [mailto:cluster-bounces radio-amador.net] Em nome de João Saraiva
Enviada: sexta-feira, 3 de Abril de 2009 13:49
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Alguns Conceitos básicos, segundo a ANACOM.
As interferências não são um problema mas parte da solução. Cumpre-nos a nós técnicos descobrir como.
João Saraiva
CT1-EBZ
________________________________
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090403/b73b619e/attachment.html
Mais informações acerca da lista CLUSTER