Re: ARLA/CLUSTER: Alguns Conceitos básicos, segundo a ANACOM.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

2009/4/3 João Saraiva <joaosaraiva112  hotmail.com>

>  Caro João Costa
>
> Não deixo de estar de acordo e até achar piada... No entanto a solução
> visto que a situação é irreversível, passa por "inventar" novos conceitos de
> filtros digitais, novos modos digitais que não o D-Star, TETRA, e outros
> similares com qualidade de áudio deplorável.

Não existe filtro que consiga eliminar uma interferencia numa determinada
frequencia, sem eliminar tambem o sinal util!...Por outro lado uma
frequencia interferida é inútil, se o sinal interferente for superior ao
sinal util. As modulações digitais tipo OFDM e similares, são tambem elas
bastante prejudicadas pelas interferencias. Por isso para filtrar QRM numa
frequencia, a unica solução é desligar o RX.

> A partida parece estar tudo inventado, contudo se pensar-mos que a cem anos
> atrás já assim sem pensava e hoje achamos que muito pouco se sabia na época,
> podemos depreender que daqui a alguns anos estes problemas terão outros
> contornos e soluções hoje inimagináveis. O contexto cientifico deve por isso
> ser valorizado e não meramente o destrutivo, pois o desafio é encontrar a
> solução para coabitar com o PLC e não de o destruir,

Eu até sei qual a solução!...Eu e muita gente!!!...PLCs na banda de 800MHz
como já existem!!!!,,, Caso resolvido...O problema é que os PLCs de 800 MHz
ainda não apareceram a vender no AKI, LIDLE, lojas de chineses etc!!!!

> não esqueçamos que democraticamente somos minoria na sociedade e que a
> democracia tem destas desvantagens que embora não me agradem me deixam
> prisioneiro e à mercê da maioria (os ignorantes).

Numa democracia, as minorias, nem que sejam apenas de um cidadão, se em
pleno direito, têm os seus direitos, e os nossos estão a ser simplesmente
espézinhados.

> [...]
> interesses no PLC são manifestamente suficientes para até se for caso disso
> propor o impensável...  Falamos de milhões meu caro João Costa, e tudo o que
> envolva milhões embora não pareça aos olhos de uma minoria (os
> radioamadores) ético, pelos milhões em causa passa não só a ser ético como
> até legal. Esta é sem duvida uma batalha perdida como a da TV Cabo ou o
> Eurosport nos 145,750mHz, porque nós radioamadores somos pacíficos e
> brandos, um de nós é tão brando e tão pacifico que até tem ou tinha um
> programa na RDP chamado "oceano pacifico",

Não estará enganado colega?...O Oceano Pacifico, cuja locução era ou é (não
sei se ja acabou esse programa). feita pelo nosso colega João Porto, CT1EMX,
 é (ou foi) um programa da RFM.

certamente em homenagem a passividade do radioamador português que tem a
> capacidade de *não* mover oceanos. Se ele ler o meu texto fica também o
> meu abraço para ele com quem já não tenho o prazer de conversar a quase uma
> década.
> Quanto ao ambiente eu pergunto: Qual o radioamador que se preocupa com o
> ambiente?

Eu preocupo

> Pensam nisso quando compram equipamento, sabendo que o minério para os
> semicondutores é extraído com recurso a escravidão humana,

Isso é um problema civilizacional e não de ambiente. Tem agora um outro
exemplo do modo "civilizado" da nossa democracia, ao haver um autarca que
nomeia para gestão de uma empresa publica de reciclagem, um "gajo" condenado
por corrupção.
Mas isso é uma questão de cultura dos povos, e não de respeito pelo
ambiente.

> que quem o extrai ganha em muitos casos menos de 1Euro por dia? Quem se
> preocupa com o ambiente? A preocupação do radioamador com o ambiente está
> patente nas feiras da rádio? Nas lojas on-line e noutros actos igualmente
> cívicos? Mas antes que se zangue comigo deixe-me dizer, eu também não sou
> excepção, somente me considero um pouco mais elucidado.
> Bem já divaguei Q.B....
> O meu abraço a todos os radioamadores portugueses em geral, e não me levem
> a mal, são apenas palavras, os actos faço-os em sede própria.

> [...]

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as
frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC
ao PLC. Proteja o ambiente

destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM. Se não desejar
receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER-
no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas
configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a
legislação Europeia sobre o envio de mensagens (Directiva 2000/31/CE do
Parlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).