ARLA/CLUSTER: Tenho uma classe B com telegrafia sem ter feito qualquer exame...

Julio Cesar jc sapo.pt
Sábado, 20 de Setembro de 2008 - 00:42:45 WEST

Bom dia colegas

Penso que o que por aqui se está a discutir, são os casos iguais ao meu, que
tenho uma licença de Classe B - Habilitado a Telegrafia, sem que para isso
tenha feito, nos serviços, qualquer exame de telegrafia.

A situação é muito fácil de explicar e foi consequência de uma lei que
existiu há uns anos ( não sei se ainda existe ) e que isentava desse exame
quem apresentasse prova de que era telegrafista profissional ou que tinha
servido em qualquer ramo das forças armadas como telegrafista, ou ainda quem
tivesse um curso superior de engenharia de telecomunicações.

Como fui telegrafista militar ( Batalhão de telegrafistas, Xeret e Nato )
com, entre outras, funções de instrutor ( mais de 400 alunos em 5 anos )
tive a possibilidade de pedir na minha unidade um comprovativo dessa
situação e perante a apresentação desse documento fiquei isento do exame de
CW.

Nessa época ( até 1974 ) o país estava em guerra e durante cerca de 20 anos
foram formados largos milhares de telegrafistas. Muitos deles, "infectados"
com o vírus das radiocomunicações, quando acabaram o serviço militar
fizeram-se radioamadores e puderam usufruir da mesma lei, ficando
dispensados de exame, o que não deixa de ser lógico pois seria pelo menos
ridículo, fazer um exame desses a pessoas que tinham um imenso treino nessa
área..

Penso portanto que, se forem verificar o que se passa com os amadores que
estão legalmente habilitados a telegrafia sem nunca terem feito exame para
tal, irão encontrar situações idênticas á minha ou então esses colegas serão
engenheiros de telecomunicações.

Tal como diz o colega Vilela, não tenho qualquer problema de voltar a fazer
qualquer exame do que quer que seja relacionado com esta nossa actividade.

Em vez de entrar na "contenda" defendendo uma das partes, faço melhor
propondo-me ensinar os colegas que necessitem de aprender telegrafia. Não é
demorado nem dificil. Só não me peçam para o fazer via rádio porque já tive
algumas más experiências com esse método.

Moro em Tires ( junto a Cascais ). É questão de se combinar e terei muito
prazer em voltar a ser útil nessa área.

Com os cumprimentos de

CT1BWI
Julio Cesar