ARLA/CLUSTER: Tenho uma classe B com telegrafia sem ter feito qualquer exame...

Paulo Santos ct2ivh hotmail.com

Boa Tarde

Colega  Julio Cesar, tocou num ponto que eu algum tempo atrás coloquei neste forum, e realmente agora finalmente vejo alguém com real sentimento pelo radio-amadorismo:

 "faço melhor propondo-me ensinar os colegas que necessitem de aprender telegrafia. Não é demorado nem dificil. Só não me peçam para o fazer via rádio porque já tive algumas más experiências com esse método."

Isto sim é aquilo que realmente é preciso. Eu como CT2 gostava de ter alguém que desse-me aulas de telegrafia, julgo que é mais fácil aprender com alguém que tenha experiência e técnica, digo técnica uma vez que não é só ouvir o di da da do PC e já está, não eu julgo que se tem que ter técnica para aprender CW.

É pena ficar longe do meu Qth, uma vez que tinha desde já um candidato.

Julgo que esta seria uma obrigação de algumas associaç~´oes para com os seus associados, mas........

Amigo Julio Cesar desde já o meu respeito e as minhas felicitações pela sua tomada de posição.

P.S: Se algum dia vier morar para a Bairrada informe, gostaria de aprender CW...........

73's e bons dx's
CT2IVH Paulo SantosLocator: IN50skIota HunterGood Hunting........

From: jc  sapo.ptTo: cluster  radio-amador.netDate: Sat, 20 Sep 2008 00:42:45 +0100Subject: ARLA/CLUSTER: Tenho uma classe B com telegrafia sem ter feito qualquer exame...

Bom dia colegas

Penso que o que por aqui se está a discutir, são os casos iguais ao meu, que tenho uma licença de Classe B - Habilitado a Telegrafia, sem que para isso tenha feito, nos serviços, qualquer exame de telegrafia.

A situação é muito fácil de explicar e foi consequência de uma lei que existiu há uns anos ( não sei se ainda existe ) e que isentava desse exame quem apresentasse prova de que era telegrafista profissional ou que tinha servido em qualquer ramo das forças armadas como telegrafista, ou ainda quem tivesse um curso superior de engenharia de telecomunicações.

Como fui telegrafista militar ( Batalhão de telegrafistas, Xeret e Nato ) com, entre outras, funções de instrutor ( mais de 400 alunos em 5 anos ) tive a possibilidade de pedir na minha unidade um comprovativo dessa situação e perante a apresentação desse documento fiquei isento do exame de CW.

Nessa época ( até 1974 ) o país estava em guerra e durante cerca de 20 anos foram formados largos milhares de telegrafistas. Muitos deles, "infectados" com o vírus das radiocomunicações, quando acabaram o serviço militar fizeram-se radioamadores e puderam usufruir da mesma lei, ficando dispensados de exame, o que não deixa de ser lógico pois seria pelo menos ridículo, fazer um exame desses a pessoas que tinham um imenso treino nessa área..

Penso portanto que, se forem verificar o que se passa com os amadores que estão legalmente habilitados a telegrafia sem nunca terem feito exame para tal, irão encontrar situações idênticas á minha ou então esses colegas serão engenheiros de telecomunicações.

Tal como diz o colega Vilela, não tenho qualquer problema de voltar a fazer qualquer exame do que quer que seja relacionado com esta nossa actividade.

Em vez de entrar na "contenda" defendendo uma das partes, faço melhor propondo-me ensinar os colegas que necessitem de aprender telegrafia. Não é demorado nem dificil. Só não me peçam para o fazer via rádio porque já tive algumas más experiências com esse método.

Moro em Tires ( junto a Cascais ). É questão de se combinar e terei muito prazer em voltar a ser útil nessa área.

Com os cumprimentos de

CT1BWI
Julio Cesar
http://www.qrz.com/ct1bwi
http://www.aerodromo-cascais.pt

-----Original Message-----From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net]On Behalf Of RadiophiloSent: sexta-feira, 19 de Setembro de 2008 20:03To: Resumo Noticioso Electrónico ARLASubject: Re: ARLA/CLUSTER: RadioAmadorismo em PT - Carece de Nova Legislacao!
Para que conste,Não tenho o menor problema em fazer novamente todos os exames necessários.Se há requisitos legais a cumprir para se poder operar uma estação de amador, e se esses requisitos variam com o tempo, então na medida em que eles aumentem devem os amadores, novos ou antigos, fazer prova do seu cumprimento.Temos então agora radioamadores da ADSE e radioamadores da Segurança Social?Cumprimentos,António VilelaCT1JHQ