Re: ARLA/CLUSTER: Novo foco de PLC noAlgueirão na Av Marginal (junto do terminal decomboios)

Rui Shantilal smilerpt gmail.com
Domingo, 25 de Maio de 2008 - 03:38:10 WEST

Caros Colegas,

Tenho lido recentemente vários posts relativos ao tema das interferências
causados pelo PLC.

Infelizmente actualmente não opero em HF, devido a restrições de colocação
de antenas para o efeito, porém, embora não sendo directamente afectado
apraz-me transmitir a minha opinião relativamente ao tema.

A opinião não é de âmbito tecnológico mas sim metodológico.

Há duas questões que devem ser acertivamente trabalhadas, na minha opinião,
para que algo de formal se possa fazer para resolver ou minimizar o
problema.

1) Um relatório técnico credível com medições realizadas adequadamente e com
a descrição da metodologia utilizada durante as medições, é um dos pontos
fulcrais para se conseguir avançar formalmente. (referência:
http://www.bmvit.gv.at/telekommunikation/plt/download/etsijwg16td09.pdf ou "

2) Com base neste relatório, deverá ser efectuada uma análise ao nível da
jurisprudência de modo a sustentar que os direitos dos Rádio-Amadores estão
em causa. Deverá então, com base na legislação em vigor, nomeamente direitos
e deveres dos Rádio-Amadores e com base no relatório referido em 1), ser
elaborado um parecer jurídico.

Este parecer jurídico sustentado com o anexo do relatório técnico, deveria
então ser entregue à autoridade que regula as Comunicações em Portugal,
sendo pedida uma posição formal dentro de um prazo préviamente estabelecido.
Caso esta posição / resposta não apareça, existem outros mecanismos que a
lei prevê para se "escalar" a situação, podendo-se recorrer ao respectivo
Ministério que tutela o regulador, provedor de justiça ou até directamente
aos Tribunais.

Claro que esta actividade acarreta custos, e como tal, não será viável ser
levada a cabo por um ou meia dúzia de colegas. Na minha opinião seria mais
acertado ser realizado com base numa associação de Rádio-Amadores (não
querendo isto dizer que tenha que forçosamente ser uma Associação no sentido
legal da palavra mas sim no sentido de unificar esforços). Se forem algumas
centenas de colegas, naturalmente que será residual o custo individual desta
iniciativa.

Eu estou disponível para participar, caso um esforço neste sentido venha a
ser desenvolvido.

Melhores cumprimentos

Rui Shantilal.
CT2ILS