Re: ARLA/CLUSTER: Novo foco de PLC noAlgueirão na Av Marginal (junto do terminal decomboios)

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 23 de Maio de 2008 - 18:46:17 WEST

Mariano
Certamente que já conhece este documento emanado pelo departamento de
investigação e tecnologia da NATO (Research and tecnhology organisation),
que para mim (e já o li varias vezes, para tentar entender cada vez melhor
este problema, ) é simplesmente o melhor, mais completo, mais credivel e
independente estudo sobre a poluição radioelectrica do espectro
electromagnético, feito recentemente.

http://ftp.rta.nato.int/public/PubFullText/RTO/TR/RTO-TR-IST-050/$$TR-IST-050-ALL.pdf

Admira-me o "despreso" mostrado pelos tecnocratas de Bruxelas, a um tão
valioso trabalho, principalmente pelo crédito dos seus feitores, que
acredito não estão de olho em chorudos negócios, mas sim na verdadeira razão
da defesa de um bem escasso que é o espectro electromagnético. neste estudo
podemos encontrar não só o detalhe tecnico a que devem obedecer as medições,
como tambem a referencia às normas EMC em vigor na Europa, os seus valores,
e a prova de que estas normas prejudicam gavemente o espectro, ao não
protegerem os diversos serviços de interferencias prejudiciais. Como pode
ver, nste estudo, o nivel de radiação permitido pelas normas EMC EU, são tão
elevados mesmo medidos a 10m, que inutilizão o espectro. Aí a FCC ganha à
EU, pois apesar da corrupção de alguns dos seus membros e das constantes
pressões dos grupos de interesse ligados ao PLC, e apesar de a FCC ter
alterado as regras do jogo para fazer do ilegal uma legalidade, não tirou da
legislação, a famosa "part 15 of FCC rules", que como sabe diz sunsitamente
que "nenhum aparelho não licenciado, pode interferir em equipamentos
licenciados, e tem que aceitar ser interferido, mesmo que essas
interferencias sejam suficientes para impedir o seu funcionamento."  Isto é
o que faz falta nas normas EMC da Europa, para poder calar todos os PLCs. A
adicionar à falta de legislação apropriada, existe ainda a questão de não se
definir muito bem a diferença entre serviços autorizados e serviços
licenciados.  Na minha optica os serviços licenciados deviam ter prioridade,
pois ao serem licenciados, são automáticamente autorizados, ao passo que
serviços autorizados não são obrigatóriamente licenciados. A ANACOM não
comunga com o meu ponto de vistas, remetendo-me para o interesse publico.

2008/5/22 Mariano Gonçalves <ct1xi  sapo.pt>:

> Carlos,
>
> Um abraço.
>
> Convém referir que as radiações electromagnéticas não são radiações
> ionizantes, logo não são passíveis de produzir mutações celulares.
> Também a energia espectral é ínfima nessas condições que referes, e tal
> como dizes, não tem expressão, comparadas, com instalações de alta tensão
> por exemplo, entre outros.
>
> Contudo são fugas graves, manifestamente provenientes de instalações de
> transmissão com muito mau isolamento, que estão a contaminar parte
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve as frequencias de rádio. Não use a rede electrica para transmitir
dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se
aperceber. Diga não ao PLC.

Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).