Re: ARLA/CLUSTER: Novo foco de PLC noAlgueirão na Av Marginal (junto do terminal decomboios)

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Matias

Toda a radiação electromagnetica ao ser absorvida por um celula, aquece a
mesma. Mais rapidamente ou mais lentamente é uma questão não apenas de
frequencias em jogo, mas sim tambem pelos niveis de densidade radioelectrica
que a célula recebe. Assim, se a energia obsorvida pela celula provocar um
aquecimento inferior ao que ela geraia, e como todos sabemos, as células não
absorvem de igual modo todas as frequencias e se for em HF a absorção não é
significtiva devido à dimensão fisica da célula em relação ao comprimento de
onda. na realidade, quanto mais elevada é a frequencia, mais notorio é o
efeito sobre a célula. Pessoalmente ja passeiem frente  e a poucas dezenas
de metros de antenas a radiar potencias de varios megawatts, em onda curta e
nada senti. Até andei com uma lampada flourescente na mão acesa que parecia
ligada a 220V e nem calor senti. no entanto se em vez de HF, fossem a mesma
potencia em microondas, eu simplesmente caía para o lado.
Por outro lado, à frequencia pode-se juntar outro inimigo das células que é
a densidade radioelectrica. A densidade de uma radiação electromagnética
aumenta na medida em que aumentam as fontes que a produzem, mesmo que de
pequena potencia. Assim, a densidade radioelectrica produzida por um emissor
de 5 watts não é a mesma de que a densidade provocada por dois emissores de
5 watts. verificamos nos transporte publicos, o uso e abuso de telemóveis,
dentro de comboios , autocarros, metro etc!!!...Já coloquei essa questão à
ANACOM, porque no meu ver, as pessoas em vez de alarmadas por noticias
estupidas, e escritas por jornalistas ignorantes na materia, deviam ser
esclarecidas que nestes casos estão a prejudicar os untentes dos espaços
publicos, pois embora a tensão de RF em V/m não aumente, a corrente em A/m
aumenta cada vez que se liga um aparelho. Isso ninguem reclama, mas a
realidade do lucro da operadoras assim o exige. No entanto a densidade
radioelectrica é elevada nestes casos. A célula torna-se sensivel a varias
fontes de radiação em simultaneo como é logico e isso aumenta a densidade
radioelectrica, (imagine-se grelhar um naco de carne com 1 resistencia, ou
com varias da mesma potencia em redor, o calor máximo não aumenta! o que
aumenta é a rapidez com que este é atingido).
Quanto às linhas de HV, é certo que se trata de uma frequencia muito baixa,
mas por outro lado se for transporte de AC, pode-se dar fenomenos de
ressonancia, e criar radiações de grande densidade radioelectrica nas
proximidades. Por outro lado se for por exemplo uma linha de EHT de por
exemplo 400Kv em DC não existirá sequer radiação porque não existe
frequencia nem impedancia, visto tal apenas existir em AC. Neste caso, o que
pode assustar, e eu ja verifiquei isso no laboratório de EHT do meu batente,
que vai apenas até 100Kv, é o efeito de corona que pode provocar "cabelos em
pé" e arrepios, devido a enorme descarga de electrões em diversos pontos do
nosso corpo, pelo efeito de ponta. Sobre este aspecto veja-se através da
pesquisa do google, os construtores (alguns completamente doidos)  de
bobines de tesla colocando na busca a TAG "tesla coil"

73 de CT4RK

2008/5/23 antonio matias <ct1ffu  hotmail.com>:

>  Colegas.
>

> Cresse que as radiações electromagnéticas não ionizantes não causam
> mutações celulares, porque uma vez findada a radiação, finda o efeito da
> mesma sobre um corpo próximo.
>
> Atendendo que as radiações causadas pela  pelos amadores são efémeras e
> muito curtas, mesmo com potencias elevadas não representam algum perigo,
> estamos de acordo.
>
> Mas, se estas radiações não ionizantes, perdurarem?
>
> Tais como as emissoras de broadcasting, ou as linhas de alta tensão?

> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve as frequencias de rádio. Não use a rede electrica para transmitir
dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se
aperceber. Diga não ao PLC.

Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).