Re: ARLA/CLUSTER: SSTV é um modo digital?

Radiophilo radiophilo gmail.com
Sábado, 28 de Junho de 2008 - 03:09:53 WEST

Olá,

2008/6/27 Paulo Calvo <ct1idw  gmail.com>:

> Boas
>
> SSTV é o acrónimo de Slow Scan TV, que é puramente analógico, embora se
> possa fazer com recurso a computadores.

Realmente posto o assunto desta forma, tendo a concordar. A única reserva
que tenho é decidir se pelo facto de a imagem ser digitalizada antes
(amostrada e quantizada) não será ainda assim uma transmissão digital. Não
sei se a compatibilidade do SSTV digitalizado com a recepção analógica será
suficiente para lhe retirar esse carácter, mas neste momento admito que sim.

> A informação transmitida não é digital e não possui mecanismos de correcção
> de erros.

A transmissão de informação digital complementar à imagem transformaria este
modo em digital? Há modos "analógicos" de SSTV que o fazem. Por outro lado,
há alguns modos digitais sem mecanismos de correcção de erros.

> A telegrafia, e não CW, é considerada um modo digital, a informação é
> codificada em espaço longo, espaço curto, tom longo e tom curto.

É verdade. Confunde-se telegrafia com CW pelo facto de se usar a manipulação
da segunda para realizar a primeira. Caio muitas vezes nesta, é o hábito :-)

> Aquilo a que se chama SSTV digital é uma forma de "file transfer" em HF,
> com mecanismo de correcção de erros (FEC). Tanto um como o outro são
> connectionless, ou seja não é estabelecida nenhuma ligação entre a estação
> emissora e receptora.

Apesar de tudo, não é caso único. Como acima referido, há modos de SSTV
"primitivos" que recorrem ao envio de informação de sincronismo sob a forma
de dados, enviados préviamente á transmissão de imagem. Não se trata aqui de
nehum mecanismo FEC, mas é ainda assim um envio de dados complementares à
imagem, sem os quais esta não se consegue descodificar.

> O mecanismo FEC consiste no envio de informação redundante para na
> eventualidade de parte da informação chegar corrompida, a estação poder
> reconstruir a informação original a partir da informação redundante enviada.
> A televisão digital usa este mecanismo.

Esta técnica pode assumir várias formas. A mais antiga e básica que conheço
é o FECTOR, que recorre simplesmente á repeticão de forma imbricada do texto
enviado.

> O SSTV tal como o FSTV possuem variantes mas na essência são semelhantes.
> No caso do FSTV o PAL e o SECAM são muito semelhantes deferindo no número de
> linhas e nas linhas de controlo.

Isso é verdade quanto às suas versões monocromáticas, mas a forma como o
SSTV e o FSTV lidam com a cor é substancialmente diferente.
Por acaso tinha a ideia que o PAL e o SECAM teriam o mesmo número de linhas,
variando apenas o método de envio da cor.

> 73
>
> Paulo Calvo, CT1IDW

73,
António Vilela