Re: ARLA/CLUSTER: SSTV é um modo digital?

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 28 de Junho de 2008 - 15:09:14 WEST

Boa tarde colegas
Aqui vai a minha modesta opinião sobre o assunto. Quero realçar as respostas
bastante completas do colega IDW.

2008/6/28 Radiophilo <radiophilo  gmail.com>:

> Olá,

> Realmente posto o assunto desta forma, tendo a concordar. A única reserva
> que tenho é decidir se pelo facto de a imagem ser digitalizada antes
> (amostrada e quantizada) não será ainda assim uma transmissão digital. Não
> sei se a compatibilidade do SSTV digitalizado com a recepção analógica será
> suficiente para lhe retirar esse carácter, mas neste momento admito que sim.

Quanto a mim, SSTV é informação a ser transmitida e nada mais que
isso!...Tons de audio! tons multifrequencia e  nada têm a ver com uma
emissão digital. o Modo de transmissão é praticamente sempre SSB. (amplitude
modulada, de banda lateral unica, com portadora suprimida.). No entando nada
impede de usar outros MODOS como sejam AM ou FM. Não conheço SSTV em OFDM,
QAM, PSK FSK, GMSK, ou outros modos digitais.

> A transmissão de informação digital complementar à imagem transformaria
> este modo em digital? Há modos "analógicos" de SSTV que o fazem. Por outro
> lado, há alguns modos digitais sem mecanismos de correcção de erros.

Uma emissão digital, não tem a ver com o conteudo, mas com  o tipo de
modulação, e a sequencia de emissão. podendo acessóriamente ter outros
mecanismos como por exempo o FEC

> É verdade. Confunde-se telegrafia com CW pelo facto de se usar a
> manipulação da segunda para realizar a primeira. Caio muitas vezes nesta, é
> o hábito :-)

A telegrafia ( refiro-me ao código de morse)  é um conjunto de   "1" e "0"
transmitidos sequencialmente  (1= carrier, 0= silencio), e que pode
representar o mais primitivo meio digital de se comunicar. aqui não há
variação de amplitude dos sinais, mas sim, sinal, ou ausencia dele.
CW nada tem a ver com telegrafia. CW quer apenas dizer "onda continua". O
que vem escrito nos transceptores pouco significado tem.

Exactamente. "File transfer",mas utilizando um sistema analógico como é o
SSB para se transmitir.

> [...]
> nehum mecanismo FEC, mas é ainda assim um envio de dados complementares à
> imagem, sem os quais esta não se consegue descodificar.

> Esta técnica pode assumir várias formas. A mais antiga e básica que conheço
> é o FECTOR, que recorre simplesmente á repeticão de forma imbricada do texto
> enviado.

> Isso é verdade quanto às suas versões monocromáticas, mas a forma como o
> SSTV e o FSTV lidam com a cor é substancialmente diferente.
> Por acaso tinha a ideia que o PAL e o SECAM teriam o mesmo número de
> linhas, variando apenas o método de envio da cor.

>>> 2. O SSTV é um modo?
>>> 3. O que é um modo digital?

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve as frequencias de rádio. Não use a rede electrica para transmitir
dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se
aperceber. Diga não ao PLC.

Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).