ARLA/CLUSTER: SSTV é um modo digital?

Paulo Calvo ct1idw gmail.com
Sexta-Feira, 27 de Junho de 2008 - 11:23:19 WEST

Boas

SSTV é o acrónimo de Slow Scan TV, que é puramente analógico, embora se
possa fazer com recurso a computadores.

A informação transmitida não é digital e não possui mecanismos de
correcção de erros.

A telegrafia, e não CW, é considerada um modo digital, a informação é
codificada em espaço longo, espaço curto, tom longo e tom curto.

Aquilo a que se chama SSTV digital é uma forma de "file transfer" em HF,
com mecanismo de correcção de erros (FEC). Tanto um como o outro são
connectionless, ou seja não é estabelecida nenhuma ligação entre a
estação emissora e receptora.

O mecanismo FEC consiste no envio de informação redundante para na
eventualidade de parte da informação chegar corrompida, a estação poder
reconstruir a informação original a partir da informação redundante
enviada. A televisão digital usa este mecanismo.

O SSTV tal como o FSTV possuem variantes mas na essência são
semelhantes. No caso do FSTV o PAL e o SECAM são muito semelhantes
deferindo no número de linhas e nas linhas de controlo.

73

Paulo Calvo, CT1IDW