Re: ARLA/CLUSTER: Re: Radioamador ou Amador de Rádio

Mariano Gonçalves ct1xi sapo.pt
Sexta-Feira, 6 de Junho de 2008 - 22:49:44 WEST

Rabelo,

Não tem de agradecer, a expressão quase que é universal, quem como eu e ou o CT1UW (ex. CR6PR) viveu em África muitos anos, e viu crianças levar uma lata de leite, vazia, para servir de banco na escola, porque queria avidamente aprender, compreende melhor do que ninguém, o significado da expressão «escola da marreca».

73, Mariano

  ----- Original Message -----
  From: Rabelo PY2AN
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Friday, June 06, 2008 10:42 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Re: Radioamador ou Amador de Rádio

  Mariano.

  Muito obrigado pela explicação.

  2008/6/6 Mariano Gonçalves <ct1xi  sapo.pt>:

    A escola da marreca (que é pessoa gibosa ou corcovada) representa a história de uma professora, curvada pela idade e pelo trabalho, que ensinava com todo o empenho e dedicação as crianças do seu lugar, mas estas não queriam aprender a fazer nada, não só não trabalhavam, como não estudavam, não se empenhavam nas suas tarefas individuais e colectivas.

    O povo do lugar, via passar os anos, ao mesmo tempo que conseguia identificar a forma grosseira com que aquelas crianças, agora jovens e depois adultos, nunca conseguiram aprender nada daquilo que seria essencial para a sua vida, integrada numa sociedade plural e produtiva, capaz de gerar riqueza e bem-estar social.

    A pobre professora nunca viu recompensados os seus esforços de educadora dedicada, e naquela triste aldeia, passadas algumas gerações, o povo agora já velho e sem jovens, capazes de os renovar, ainda falava nas crianças más, que não quiseram aprender na escola da marreca.

    Existem muitas escolas do tipo da «marreca» por esse mundo fora, repletas de gente, de crianças mal enquadradas, que nunca quiseram aprender, quem sabe de quem foi a culpa, desse insucesso, das crianças ou dos adultos.

    73, Mariano, CT1XI (ex.CR6XI)