ARLA/CLUSTER: Re: RadioAmadorismo em PT - Carece de NovaLegislacao!

Afonso Marques amarques efacec.pt
Sexta-Feira, 11 de Julho de 2008 - 12:29:01 WEST

Apoiado .Já assinei a petição , só que, òbviamente, com um não .

73's

CT1RH

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Mourato
Enviada: sexta-feira, 11 de Julho de 2008 12:18
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Re: RadioAmadorismo em PT - Carece de NovaLegislacao!

Caros colegas

Voces talvez ainda nem fossem amadores de radio nestas bandas, quando a ANACOM, então ICP (ou mesmo DSR) nem me lembro bem, teve essa brilhante ideia de abrir a porta a tudo e todos.

O regulamento do tempo da "outra senhora", não era mau de todo, e promovia a cultura e o respeito entre todos, ao mesmo tempo que regulamentava de uma forma eficaz o uso do espectro.

Mas é que chegam as amplas liberdades, e em vez de se aproveitar o que o antigo regulamento tinha de bom, e renovar o que era inconstituicional, ao mesmo tempo que se adaptavam os artigos às evoluções técnicas,  optou-se, bem à maneira portuguesa, por destruir tudo, e a partir daí nunca mais nada de jeito foi feito. Numa tentativa de agradar a gregos e troianos, a entidade de então, devido à pressão de varios grupos de interesse instalados no meio dos amadores de radio, que nasceu com a entrada no nosso mercado, de equipamentos a "granel" para HF, apoiados por alguns amadores que nunca se esforçaram por evoluir, preferindo o facilitismo,  dicidiu "inventar" as passagens administrativas, e até a telegrafia administrativa, para todos e mais alguns!...Foi ver como evoluiram os amadores de radio em Portugal!!!!...Uma beleza!...Durante uns meses nem havia classes de entrada na actividade em Portugal!!!...Era tudo o supersumo da barbatana!...Tudo CT1 e CT4...maravilha!!!...Os resultados estão à vista de todos e dispensam comentários.

Não concordo com a telegrafia enquanto matéria para exame, e muito menos iliminatória. Porem ainda concordo menos com o facilitismo, e a "fasquia" nivelada por baixo, das classes de amador!.  Se querem nivelar, que o façam por cima!  Quem gostar do radioamadorismo, certamente que fará um pequeno esforço para evoluir. Quem não tiver muito interesse pelo nosso hobby, pois deixe-se ficar onde está, porem saiba que nunca poderá conduzir um camião, com a carta de condução de ligeiros!!!

Mais passagens administrativas, ou outras regalias tambem administrativas....Não obrigado.

Quero para terminar, que os colegas que lançaram a petição, entendam que não estou contra os vossos objectivos, pois tambem eu acho ridiculo existirem Classes "B" com e sem telegrafia!...Isso é um absurdo!...Muito mais quando existem classes "B" a operar 20m, e outros classes "B" que não podem!!!...Como tal assinarei a petição. Mas como referi, nada de previlégios administrativos!...Isso dá mau resultado. Quem desejar subir nas suas qualificações, que o faça com trabalho e aprendizagem, e não a esperar talvez sentado, que lhe ofereçam de bandeja a tal categoria que vai permitir "falar" nos 20m.

73 de CT4RK