ARLA/CLUSTER: Re: RadioAmadorismo em PT - Carece de Nova Legislacao!

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 11 de Julho de 2008 - 12:17:56 WEST

Caros colegas

Voces talvez ainda nem fossem amadores de radio nestas bandas, quando a
ANACOM, então ICP (ou mesmo DSR) nem me lembro bem, teve essa brilhante
ideia de abrir a porta a tudo e todos.

O regulamento do tempo da "outra senhora", não era mau de todo, e promovia a
cultura e o respeito entre todos, ao mesmo tempo que regulamentava de uma
forma eficaz o uso do espectro.

Mas é que chegam as amplas liberdades, e em vez de se aproveitar o que o
antigo regulamento tinha de bom, e renovar o que era inconstituicional, ao
mesmo tempo que se adaptavam os artigos às evoluções técnicas,  optou-se,
bem à maneira portuguesa, por destruir tudo, e a partir daí nunca mais nada
de jeito foi feito. Numa tentativa de agradar a gregos e troianos, a
entidade de então, devido à pressão de varios grupos de interesse instalados
no meio dos amadores de radio, que nasceu com a entrada no nosso mercado, de
equipamentos a "granel" para HF, apoiados por alguns amadores que nunca se
esforçaram por evoluir, preferindo o facilitismo,  dicidiu "inventar" as
passagens administrativas, e até a telegrafia administrativa, para todos e
mais alguns!...Foi ver como evoluiram os amadores de radio em
Portugal!!!!...Uma beleza!...Durante uns meses nem havia classes de entrada
na actividade em Portugal!!!...Era tudo o supersumo da barbatana!...Tudo CT1
e CT4...maravilha!!!...Os resultados estão à vista de todos e dispensam
comentários.

Não concordo com a telegrafia enquanto matéria para exame, e muito menos
iliminatória. Porem ainda concordo menos com o facilitismo, e a "fasquia"
nivelada por baixo, das classes de amador!.  Se querem nivelar, que o façam
por cima!  Quem gostar do radioamadorismo, certamente que fará um pequeno
esforço para evoluir. Quem não tiver muito interesse pelo nosso hobby, pois
deixe-se ficar onde está, porem saiba que nunca poderá conduzir um camião,
com a carta de condução de ligeiros!!!
Mais passagens administrativas, ou outras regalias tambem
administrativas....Não obrigado.

Quero para terminar, que os colegas que lançaram a petição, entendam que não
estou contra os vossos objectivos, pois tambem eu acho ridiculo existirem
Classes "B" com e sem telegrafia!...Isso é um absurdo!...Muito mais quando
existem classes "B" a operar 20m, e outros classes "B" que não
podem!!!...Como tal assinarei a petição. Mas como referi, nada de
previlégios administrativos!...Isso dá mau resultado. Quem desejar subir nas
suas qualificações, que o faça com trabalho e aprendizagem, e não a esperar
talvez sentado, que lhe ofereçam de bandeja a tal categoria que vai permitir
"falar" nos 20m.

73 de CT4RK

Em 11/07/08, Hugo Barata <ct2hmx  gmail.com> escreveu:

> Bom dia.Não se trata de ter o código Morse oferecido apesar de ter
> acontecido a muitos radio amadores neste pais,não que seja culpa deles
> (embora seja gabarito para alguns) mas sim da instituição que os promoveu
> administrativamente sem que muitos saibam qualquer letra em CW já para não
> falar de outras promoções ainda mais escandalosas.
> Aqui trata-se de se usar frequências em fonia dentro da faixa de HF que por
> obrigação para as se usar tenha que se fazer o CW,o que como aqui foi dito
> não faz sentido.Estas e outras coisas estão mal na legislação e quando há
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve as frequencias de rádio. Não use a rede electrica para transmitir
dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se
aperceber. Diga não ao PLC.

Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).