ARLA/CLUSTER: Dipolo???

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 4 de Novembro de 2007 - 16:52:41 WET

caros colegas
Efectivamente, uma antena equilibrada, apresentando no ponto de alimentação
uma impedancia de 50 ohms, como por exemplo o dipolo, ao se aproximar de um
plano de terra , baixa a sua impedancia e sobe o angulo de fogo. assim, para
80/40m, e como a maioria de nós utiliza comunicações NVIS, convem radiar o
mais vertical possivele como tal, a altura da antena não é o mais
importante. Para os DXers, aí sim, porque o angulo de fogo da antena baixa,
ao passo que se aumenta a altura da mesma.
73 CT4RK