ARLA/CLUSTER: Dipolo???

ct3fq ct3fq ct3team.com
Sábado, 3 de Novembro de 2007 - 16:01:32 WET

Boa tarde Gomes e Lista da ARLA,

Para se familarizar com este tipo de softwares  recomendo antes o
MMANA-GAL, que além  freeware é um bom software,  e pode fazer o
download em
http://mmhamsoft.amateur-radio.ca/files/programs/MMANA-GAL-1.2.0.20.exe
O MMANA tem um tool que exporta  (
http://mmhamsoft.amateur-radio.ca/files/programs/maa_nec-2-v18.zip)
para o EZNEC. O melhore do MMANA  é ter uma ferramenta de desenho de
antenas muito mais fácil e intuitiva..

O Principio é desenhar uma antena em 3 eixos  XYZ como se fosse um
programa de CAD, isto é, se quizer desenhar um dipolo para 40m
coloque-se em Z = 10 (altura) do dipolo e desenhe no eixo X com o
rato    uma linha paralela com 20m (meia onda nos 7MHz) (no lado direito
aparece as coordenadas e o comprimento do fio à medida que se vai
desenhando). Depois tem de colocar uma "source" a meio do fio, escolhar
a frequência de trabalho. O Desenho da antena é efectuado no tabulador
"CALCULATE" onde diz "WIRE EDIT" depois basta seguir o instinto de
qualquer software de desenho.
Quando a antena estiver desenhada  coloca-se a source (isto é, a fonte
emissora do dipolo). No tabulador VIEW com o botão direito do rato
"ADD/SOURCE to center Wire " e etc. Por xemplo, se quizer desenhar um
dipolo em V terá de criar dois fios unidos e inclinados e a fonte terá
de ser colocada no inicio de um dos fios ( onde os dois se unem)
Depois existem pequenos pormenores como o material e o diametro dos
elementos da antena que alteram os calculos e os resultados, mas que não
são inicialmente imprescendíveis para nenhuma simulação. Com a
experiencia poderá colocar cargas indutivas e capacitivas ao longo dos
elementos que ajuda muito a tornar a antena ressonante
O MMANA tem também um menu para calcular HARPINs ou GAMMA MATCH muito
util para desenhar uma YAGI de baixa resistência de radiação.

Claro que este software  tem as suas limitações nomeadamente no desenho
de STUBS (não funciona) e dá resultados errados, mas é bom para se
familarizar.

As duas antenas mais complexas que desenhei foram uma QUAD de 3
elementos para 40m e uma log-periodica de 12 elementos que levou algumas
horas.

De qualquer modo encontram-se muitos ficheiros exemplos de antenas na
internet para o MMANA e para o EZNEC.

Bons cálculos.

73
CT3FQ
Carlos Neves

P.S. A versão completa do EZNEC pode ser encontrada no emule O:-)  ou em
qualquer site HAMWAREZ (atenção aos virus!)