ARLA/CLUSTER: Acerca dos concursos de CW.

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2007 - 12:58:51 WET

Pois claro amigo David...

Espero que esteja tudo OK consigo.
O Colega tem 100% de razão na sua resposta em defesa dos CW contesters.
Eu ainda reforço a ideia dizendo que NÃO existe nenhum programa ou maquina capaz de receber CW.
Alguns, quando os sinais são limpos fortes e estáveis, até descodificam razoavelmente, mas num concurso ou num Pile-up, é absolutamente ineficaz.
Embora pareça que nas operações os contesters estão a trabalhar com o PC, na verdade estão com os fonnes metidos a receber e apenas a usar o LOG para registo e TX.

Já ouvi alguns colegas que não sabem CW a fazer contactos em HF e 6m utilizando a Kamtroniks, e garanto-vos que eles coitados raramente acertam um QSO, aquilo é um festival de risos, ou os indicativos são mal dados ou os reports, ou mistura dois indicativos, a maioria os operadores distantes ou aperceberem-se que estão a comunicar com uma maquina ineficiente abandonam o QSO, que fica incompleto.
Uma vez visitei um  colega. este tentava fazer um figurinha em CW com a Kam.
Ele estava completamente eufórico a tentar fazer o contacto, pois fazia-lhe falta para o DXCC.
Quando me apercebo que do outro lado o pobre operador transmitia “ CT1XYZ U IN LOG “E já tinha dado o report 8 vezes. Hi hi hi

Nota, um bom operador de CW é o que tem bom OUVIDOS, não as Mãos rápidas.

Já agora saibam que em CT temos dos melhores CW's do mundo: CT1BOH, CT1BQH, CT1ILT,CT1DRB,CT1YH etc etc etc
> Date: Fri, 14 Dec 2007 12:01:50 +0000> From: ct1drb  iol.pt> To: cluster  radio-amador.net> Subject: ARLA/CLUSTER: Acerca dos concursos de CW.> > Melhores 73s aos colegas.> > Este é o meu primeiro email para esta lista.> > Estive a ler acerca da necessidade de operadores de CW para o 'Antartic Cruise Dxpedition', artigo do João Costa.> Só para esclarecer os colegas que não fazem CW e não estão conhecedores deste tema que a necessidade de computadores é tão somente para, de uma forma automática, fazer o exchange (o tal 59914, caso seja um CQWW CW ou 599001, caso seja um concurso com exchange numérico sequencial) e também por uma questão de registo em log dos contactos.> > Posso-vos dizer que actualmente é muito mais fácil participar em concursos, tanto em CW como em SSB como em RTTY, pois o sistema de registo é muito mais fácil. Ainda me recordo dos tempos da caneta e perder dias e dias a preencher o log.> > No meu caso só utilizo o computador para emitir, no entanto gosto de ter uma chave em paralelo para o caso de enviar alguma informação que não esteja contemplada nas memórias, ou para saudar um colega a velocidade mais baixa.> > Melhores 73s.> > CT1DRB/OK8RB> David Quental> > > _______________________________________________________________________________________> E facil encontrar o dinheiro dos seus sonhos...> Saiba mais em http://www.iol.pt/correio/rodape.php?dst=0710081> > > _______________________________________________> CLUSTER mailing list> CLUSTER  radio-amador.net> http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
Confira vídeos com notícias do NY Times, gols direto do Lance, videocassetadas e muito mais no MSN Video!
http://video.msn.com/?mkt=pt-br