ARLA/CLUSTER: Proposta para meditação e debate de ideias

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Domingo, 18 de Abril de 2021 - 23:54:45 WEST

Caros colegas,

Passei hoje uma manhã excecional, graças a uma iniciativa do nosso ilustre
colega Jorge (CT1JIB).

Respondendo à sua proposta de um QSO em DMR ponto-a-ponto (comunicação
direta sem utilizar estações repetidoras ou outros meios intermediários),
muni-me do meu equipamento portátil e realizei uma caminhada de praticamente
20 quilómetros, em pleno “pulmão verde” de Lisboa, o que me proporcionaria
em simultâneo uma oportunidade para contactar (mas sobretudo para escutar)
várias dezenas de estações.

Fiquei, em certas ocasiões, convencido que o alcance proporcionado pelo DMR
será, nesses casos específicos, superior ao das comunicações em FM na mesma
frequência.

Aproveito esta mensagem para vos propor o debate e auscultar opiniões sobre
a ideia de “reservarmos” preferencialmente uma frequência na faixa dos 2
metros e outra na faixa dos 70 centímetros para comunicações em telefonia
digital ponto-a-ponto.

Não seriam proibidas comunicações em FM nessas frequências, mas nelas seria
dada prioridade à telefonia digital, o que as tornaria um “ponto de
encontro” para os aficionados dessa modalidade e para os experimentalistas.

Já existe, internacionalmente, alguma prática nesse âmbito, pelo que não
necessitamos de “inventar de novo a roda”, podendo apenas adotar o mesmo
critério na nossa prática diária.

Devemos, já agora, estabelecer uma frequência individual para cada um dos
sistemas mais populares (DMR, DSTAR e Fusion), ou apenas uma única (em cada
banda) destinada à telefonia digital?

Digam o que pensam e partilhem as vossas opiniões.

A minha intensão é chegarmos a um “acordo de cavalheiros” para incentivarmos
alguma organização no espetro radioelétrico e diminuirmos a ocorrência de
conflitos.

Ainda sou do tempo em que a legislação nacional não seguia as recomendações
da IARU e cada um podia, em Portugal, operar em qualquer modo em todo a
faixa dos 2 metros, por exemplo.

Podia-se mesmo torpedear uma tentativa de contacto via reflexão lunar
através de um QSO local em FM… se nos apetecesse organizar uma rodinha
diária com amigos, em pleno segmento de frequências usadas, no resto do
mundo, em exclusivo para as comunicações através da Lua.

Um abraço e...

73 de Miguel Andrade (CT1ETL)

IM58js  CQ Zone 14   ITU Zone 37

 <http://www.qrz.com/db/CT1ETL> www.qrz.com/db/CT1ETL