ARLA/CLUSTER: [News] Novo Repetidor de DMR

Antonio Viegas ct2ixq gmail.com
Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020 - 22:17:40 WEST


Boa Noite Carlos e restas colegas 

Em relação ao repetidor do Areeiro o repetidor não é um repetidor multimodo, mas sim um repetidor C4FM, Analogico /Digital , concordo com o que dizes em tudo! A ARRLx teve 2 situações uma injustamente obrigaram-nos a mudar a frequência e na situação que tu partilhas te tínhamos interferências , o problema é mais difícil do que parece e o problema deve-se a largura de banda que os repetidores MMDVM, obriga, na programação dos rádios, 20KHz ! pois se utilizarem os 12,5KHZ não conseguem fazer os dois slots ? a questão é simples se os repetidores MMDVM e os de fabrica , com 12,5 KHz não conseguirem ter 2 slots a funcionar e se o licenciamento/Autorização a isso obriga( 12,5) quem deve resolver esta situação será sempre a ANACOM ou então os repetidores DMR começarem a trabalhar só com um slot! Mas a falar é que devemos resolver as situações ! posso desde já informar que estamos a começar a ter problemas de interferências e dificuldades de ligação ao repetidor com estações mais longe , mas como já escrevi a falar uns com os outros é que conseguimos melhorar a situação ! 

Cordiais Cumprimentos 

ACViegas 

 

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Freitas
Enviada: quarta-feira, 27 de maio de 2020 15:18
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: [News] Novo Repetidor de DMR

 

João e caros colegas!

 

No TDT (DVB-T) é perfeitamente possível os emissores estarem na mesma frequência (canal), desde que num qualquer local de recepção não se esteja a receber outro ou outros, emissor(es) afastados por uma distância que na altura no arranque da rede falava-se em 64km, não tenho como confirmar este número. Na verdade, verificou-se que o alegado mau planeamento da rede não é de todo compatível com a geografia do terreno, para não falar da propagação em certas alturas do ano, que deixa sem TV muita gente por causa da recepção de multi-emissor.

Há um projecto de reorganização das frequências (canais) com o aproveitamento da libertação do espectro para o 5G, mas ficou suspenso por causa do COVID-19. Se vai resolver? Não sabemos. Pelo menos parecer haver boa vontade.

 

Falando do que para nós é de facto importante, nos nossos repetidores, (DMR o outras tecnologia incluindo o analógico) não é de maneira alguma possível estarem a partilhar a mesma frequência quando as "células" de cobertura se sobrepõem numa determinada área. Não é praticável no nosso mundo Radioamador.

 

 

Tenho a reter três pontos:

 

1) A frequência está mal atribuída, sobreposição de "células" de cobertura na zona da lezíria ribatejana, e outros locais. Terá problemas de interferência e não é de forma alguma operável nem um, nem outro repetidor. Estes novos locais serão como os repetidores em causa, não existissem. Perda de cobertura para ambos.

 

2) Errado a atribuição de frequência quando está um repetidor relativamente perto com separação de canal 12,5Khz. Há histórico que em outros tempos a coisa correu mal. As "grafonolas" chinesas não terão a mesma selectividade que os radio profissionais com sinais fortes em canal adjacente (mesmo nos profissionais já tenho dúvidas). Novamente, irá haver locais em que não será possível operar nem um, nem outro. Mais zonas mortas! Perda de cobertura para ambos.

 

3) Havendo já outro repetidor com a mesma tecnologia a funcionar no país (Gardunha), um qualquer novo repetidor deverá estar com o colorcode a seguir. Neste caso o CC2, para não aparecer nomes erráticos nos displays dos rádios com a opção de Roaming. Estar em Castelo Branco e aparecer Vialonga, ou estar em Lisboa e de quando em vez, aparecer Gardunha.

 

Tentei chegar à fala com o colega responsável do repetidor de Vialonga, mas entretanto a "bomba" já explodiu. Já é público a existência deste novo repetidor, fica também em público, o meu ponto de vista...

 

A Associação detentora da autorização do repetidor CQ0DST (DMR-Sintra), irá estudar se este novo dispositivo estará a criar condicionalismos na sua cobertura, e a confirmar-se, seguirá com um processo para a ANACOM, mesmo sabendo que estes repetidores digitais, não têm licenciamentos, mas sim autorizações, e as mesmas não asseguram protecção radioeléctrica. Que servirá de alerta para que no futuro, a entidade reguladora tenha maior rigor na atribuição de frequências em futuros dispositivos de uso comum no âmbito Amador.

Um alerta, às associações que façam um estudo e perceber, se a frequência atribuída será ou não compatível com a eventual "célula" de cobertura. No repetidor CQ0DEC (DMR-Alameda), foi atribuída a mesma frequência do DMR da Serra dos Candeeiros, A associação detentora desta autorização, solicitou nova frequência para Lisboa e a coisa resolveu-se...

Alterou-se a frequência do DMR-Sintra que estava em colisão em canal adjacente com o repetidor multi-modo do Areeiro, e mais uma vez... a coisa resolveu-se...

 

Provavelmente, teremos de dar um pouco do nosso tempo, para ajudar a ANACOM a fazer o seu trabalho (!). Chato? sim, mas se antecipar problemas.. Porque não?!

 

 

Os melhores 73,  

Carlos Freitas

CT1FZC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Costa > CT1FBF <ct1fbf  gmail.com> escreveu no dia quarta, 27/05/2020 à(s) 11:53:

Pois, efectivamente é assim Viegas, a falar é que as pessoas se entendem. 

 

Mas há coisas que são tão óbvias que até metem impressão que não se vejam. 

 

Porra, será que o segmento não é suficientemente amplo para ter de pôr uns repetidores uns encima uns dos outros, mesmo adoptando as frequências fixas por células.!? Bem, pois,  já lá houve alguém, que achava que os repetidores digitais nunca poderiam interferir uns com os outros, mesmo que trabalhassem todos na mesma frequência. Bem, não vamos muito longe, o caso da TDT estava ai para demonstrar.

 

E estamos a falar de alguém que até era engenheiro de telecomunicações. Provavelmente, quando frequentou o curso os sistemas digitais ainda não tinham nascido, mas que já existiam portadoras de RF lá isso já existiam .

 

João Costa (CT1FBF) 

 

Acviegas <ct2ixq  gmail.com> escreveu no dia quarta, 27/05/2020 à(s) 11:28:

Bom dia 

Não é novidade ! Em relação a ARRLx  foram duas as situações uma deram nos uma frequência nova na outra situação alteraram a que nos estava a meter portadora , a falar é que se resolve tudo ! 

 

Enviado do meu iPhone





No dia 26/05/2020, às 20:03, ct1fkn <ct1fkn  gmail.com> escreveu:



Boa tarde caros colegas

 

Estranha-se que a ANACOM tenha licenciado este repetidor DMR com estas caracteristicas neste local,

caracteristicas essas iguais á do repetidor UHF CQ0DUAI na Serra de Aire.

Uma vez que a Serra de Aire  está a uma cota tal que permite que praticamente estes repetidores estejam em

 linha de vista.

 O repetidor de  Serra de Aire apesar de ser digital tem a alternativa de analogico, dái que o que se escuta agora mais é o "praaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...."

 

 

É o que temos.......

 

 

73

JMatos

CT1FKN

 

 

 

 



terça-feira, 26 de Maio de 2020 às 15:07:25 UTC+1, ARVM CT1RVM escreveu:

                                                                                            COMUNICADO  DA  DIRECÇÃO  DA  ARVM

 

Vem a Direcção da  ARVM-Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide informar que, com a  disponibilidade e colaboração do nosso Associado CT1BM-Cordeiro de Oliveira, colocou em funcionamento um Repetidor de DMR, no mesmo sitio  onde estão instalados os Repetidores de UHF e  TVA  desta Associação, no local de Santa Eulália - Monte Serves - Vialonga, que tem as seguintes características:

 

Indicativo do Repetidor:         CQ0DMS 

Frequência de Emissão:          438.2750 MHz

Frequência de Recepção:       430.6000 MHz

Color Code:                                        CC 1

Slot:                                  2

ID do Repetidor:                           268309

Coordenadas Geográficas:    38º  53´  35´´ N

                                        09º  06´ 39´´ W

Potencia Máxima PAR:            25 Watts

Largura Faixa Máx:                    12,5 KHz

QTH LOcator:                     IM58kv

Localização:                       Santa Eulália - Monte Serves - Vialonga

 

Este Repetidor  que acabou de  entrar em funcionamento vem tornar possível as comunicações em DMR na Região de Loures e Concelhos limítrofes, incluindo Lisboa, Setúbal, Almada e outros circundantes.

Desde já agradecemos todas as informações possíveis sobre a forma como os Colegas estão a receber as emissões do CQ0DMS, através do e-mail:   arvm.pr...  gmail.com

 

__________________________________________________________________________

Melhores cumprimentos  (Best Regards)

Francisco  Gonçalves

Presidente Direção

Telemóvel:  (+351)   96 475 6019

            

       www.arvm.org

       ar...  arvm.org 

         2020

 

Unsubscribe

 

 


 <https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail> 

Sem vírus.  <https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail> www.avast.com 

-- 
-- CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
--- 
Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "arla-cluster" do Grupos do Google.
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para arla-cluster+unsubscribe  googlegroups.com.
Para ver este debate na Web, visite https://groups.google.com/d/msgid/arla-cluster/ebefa811-f130-4a9d-b93a-a14c34934076%40googlegroups.com <https://groups.google.com/d/msgid/arla-cluster/ebefa811-f130-4a9d-b93a-a14c34934076%40googlegroups.com?utm_medium=email&utm_source=footer> .
______________________________________________________________
Esta mensagem é da exclusiva responsabilidade
do seu autor e não representa nem vincula a posição 
da  ARLA - Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster

______________________________________________________________
Esta mensagem é da exclusiva responsabilidade
do seu autor e não representa nem vincula a posição 
da  ARLA - Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster

______________________________________________________________
Esta mensagem é da exclusiva responsabilidade
do seu autor e não representa nem vincula a posição 
da  ARLA - Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster



-- 
Este e-mail foi verificado em termos de vírus pelo software antivírus Avast.
https://www.avast.com/antivirus
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20200527/c3ff561c/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER