ARLA/CLUSTER: [News] Novo Repetidor de DMR

Jorge Santos ct1jib gmail.com

Bom dia.

Caro Viegas umas pequenas correções. O C4FM se usado em WV necessita de
12,5KHz se em DN os 6,25KHz chegam. O DMR seja slot1 ou slot2 só necessita
de 7KHz. Portanto não se aplica. Quando faço referencia ao slot1 ou 2 é
porque esteja com stream ou nao os dois slots estarão sempre em emissão a
diferença  está em existe informação no slot que permita a um radio abrir o
SqD (squelch digital). Com respeito  a programação de um radio DMR com
20KHz!? desconheço, todos os equipamentos que já me passaram pelas mãos nem
permite a seleção de largura de banda após a escolha do modo. Pode
selecionar 12,5 ou 25KHz se em analogico, em digital é seleção única,
12,5KHz, Isto nos equipamentos que tem essa seleção. Não confirmo esta
informação nas chamadas chinesices de 50€, são equipamentos que desconheço,
todos tem uma caracteristica, má separação de slots, excesso de audio de
emissão e sendo um equipamento barato, excesso de funções o que leva
utilizadores a cometerem erros por má utilização.

Já que falamos em modos de voz digital, o DSTAR é de todos o que menos
banda passante necessita, usando apenas 4.8KHz.

Desde o inicio dos sistemas digitais que apelo à utilização das separações
de 6,25 para o DSTAR e 12,5 para o DMR. O unico sistema, e para defesa do
seu total funcionamento ou seja a utilização do modo "wide voice", seria
aconselhável manter o espaçamento dos 25KHz que a ANACOM determina para a
banda de UHF.

No mesmo sentido tenho solicitado às Associações que projetam e pretendem a
instalação de sistemas digitais, de fazerem o trabalho de casa, verificando
quais as frequencias possiveis na área de ocupação, bem como as possíveis
interferências que possam por alguma forma prejudicar a meta a atingir. A
quem o tem feito e apresentado uma  lista de frequencias, 3 ou mais, a
ANACOM tem sido receptiva na atribuição e os repetidores deixam de sofrer
do mal da ocupação.

De todos os sistemas de voz digital o mais resistente a frequencias iguais
em zonas distintas é o DMR, tanto o C4FM como o DSTAR podem sofrer
perturbações e destruição dos pacotes transacionados pelo sistema.