ARLA/CLUSTER: SSTV 2m

Hugo Silva hugo.silva paragrama.net
Terça-Feira, 31 de Março de 2020 - 10:46:36 WEST

Bom dia Emmanuel,

antes de mais obrigado pela resposta!

On Monday, 30 March 2020 21:46:09 WEST you wrote:
> A aplciação que uso é qsstv (em lInux).

Também uso linux, e também tenho estado a brincar com o qsstv. Fiz um
interface simples para o baofeng, e tenho estado entretido a ajustar os niveis
fazendo transmissões para uma dummy load e monitorizando com um outro
portátil, ou com um SDR. Parece-me já estar num ponto em que talvez consiga
fazer um QSO.
Também já fiz duas transmissões em 144500 (frequência que vi no bandplan do
IARU) que monitorizei com o SDR CS5SEL, mas na segunda a bateria acabou a
meio. Hoje talvez tente uma nova transmissão e vou meter outro qsstv a
"escutar" o CS5SEL.

> No telemóvel, tenho o SSTV Encoder e o Robot36 (Android) que uso volta e
> meia para demonstrações (aulas).

Obrigado pela dica, vou instalar e ver como funcionam.

> Com isto e um PC com placa de som,
> envio uma imagem via som, do telemócel para o PC e vice-versa. Os alunos
> costumam ficar alucinados. :)
>
> Não sei onde o colega tem o QTH, mas se for ao meu alcance (ou via
> repetidor) fazemos uns testes e uns QSOs quando quiser.

Estou em Lisboa, IM58ks, por isso Viana do Castelo fica um pouco longe :-)
Mas quando as coisas normalizarem tenho a /1 um pouco mais a norte, não deve
dar para chegar à Serra D'Arga mas talvez dê para umas brincadeiras, obrigado
pela oferta!

Já agora aproveito para perguntar, qual é o formato mais utilizado para SSTV ?

Hugo Silva
CT7AOV