Re: Re.: ARLA/CLUSTER: As 5 melhores e mais simples antenas de fio para escuta e emissão em Ondas Curtas.

CT1EWH ct1ewh gmail.com
Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019 - 21:37:52 WEST

Boa noite a todos os colegas, acho que falta aqui uma antena tão velha como
o próprio hobby que é a antena doublet ou dipolo aperiódico, ou seja, um
dipolo não ressonante em nenhuma das bandas de amador mas lá perto e é
alimentada com linha paralela, sendo que deverá ser afinada de preferência
com antenna tuner balanceado ou na falta deste com balun de corrente de 1:1
e antenna tuner normal que quase todos temos mas nesta situação o antenna
tuner não pode estar aterrado. Esta é a antena que actualmente estou a
utilizar e com muitos bons resultados. Na minha situação como tenho um
terraço com 10m de comprimento a antena tem 6,5m para cada lado em V
invertido e linha paralela com 5m de comprimento. Poderão dizer que é uma
G5RV Junior, pois não é. Claro que antes de a fazer, investiguei muito na
net e todos os colegas que escreve sobre ela depois de muitos testes e
alguns com meses e anos de utilização garantem que tem mais de 90% de
rendimento. A dimensão de cada braço do doublet não precisa de ter 6,5m,
pode ter outros comprimentos desde que não seja ressonante em nenhuma banda
mas lá perto de maneira tal que os antenna tuner possam lidar com a
diversas impedancias.. Se é a primeira vez que ouviram falar da dita e
ficaram curiosos aconselho a que procurem na net por "boublet antena for
HF".
Fiquem bem, 73
Arsénio.

CT2FZI IM58kr <ct2fzi  gmail.com> escreveu no dia quinta, 17/10/2019 à(s)
00:15: