ARLA/CLUSTER: Perigos importantes para as bandas de amador dos 144 e 1240 MHz em 2023

Jose Machado ct1bat gmail.com
Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019 - 00:43:19 WEST


Excelente colega Salomão!

Permite-me acrescentar mais duas notas à discussão:

1.      Independentemente do rigor da tradução, do último parágrafo da comunicação da IARU-R1 “...refrain at this time from making speculative public comments...â€, não se entende o pedido;


2.      A ARRL, no seu comunicado de 25/06, não parece muito preocupada ao concluir “No Strong Opposition to 144 – 146 MHz Reallocation Proposal at CEPT Meeting†(meu sublinhado). Talvez deva referir que nos EUA (R2) a faixa atribuída aos amadores vai de 144 a 148 MHz e o que a França sugere é só metade da faixa.


3.      A um colega que publicou a relação com empresas do grupo Thales de 8 presenças na reunião de Praga, foi pedido que apagasse o post, que recusou. Hoje o Facebook apagou-lhe todas as postagens de 2019. Já esta noite fui abordado no mesmo sentido.

Cada um que tire as suas conclusões!

73 de

Machado-CT1BAT

 

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Salomao Fresco
Enviada: 26 de junho de 2019 23:35
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Perigos importantes para as bandas de amador dos 144 e 1240 MHz em 2023

 

Boas noites a todos.

Ora cá vai a minha "colherada"...

Depois de pesquisar por essa net afora, reparo nalgumas coisas que, ou são "boato" ou então vêm de fontes não acessíveis ao grande público.

Uma alteração à proposta francesa, altera ligeiramente o texto para "...estudar a possibilidade..."

De novo saliento o facto que esta proposta não se destina SÓ à Europa/IARU R1. Mesmo que fosse esse o caso, o proponente padece de alguma míopia e falta de sentido geográfico...

Depois, a utilização que pretendem dar à banda não será para aplicações vitais à navegação e controlo de tráfego, mas sim para outras aplicações não relevantes. Por isso se coloca a possibilidade de "partilha", e eventualmente a pouca relevância que as possiveis "interferências" pudessem causar. No entanto, se o estatuto primário for obtido, o prevaricador, será sempre o utilizador em estatuto secundário, o mesmo se aplica à banda dos 23cm/Galileo, mas isso são outros 500.

Mais, como referi numa mensagem anterior o consórcio Thales, tem desenvolvido métodos, software, hardware que permitem/facilitam essa partilha. Não tenho informação adicional recente, mas já em 2007/8 a empresa anunciava isso. E surgem (recentemente, digo eu) com outro tipo de protocolo VDR (VHF Data Radio)
https://www.thalesgroup.com/en/vhf-data-radio-vdr

Ora se pensarmos que nos EUA já se utilizam sistemas TDMA em comunicações aeronaúticas, a oferta deste produto pela Thales vai consolidar a sua quota de mercado nesta área que anda à volta de 80%. 80% a nível mundial, não só na Europa. Podemos apenas imaginar a dimensão...

Relembro que a Thales possui interesses em muitas áreas, defesa, comunicações, software, transportes, satélites, etc. 
Ahhh e é detida parcialmente pelo Estado Francês.



Do nosso "lado" temos o factor histórico de que esta banda começou a ser atribuída ao Serviço de Amador e Amador por Satélite pouco depois da 2.ª Guerra Mundial.

Somos uns milhões por todo o mundo.

Além de Amadores devidamente licenciados pelas autoridades nacionais, existem X milhares??? de "piratas".

Para remate, e é apenas uma opinião pessoal, nós demos o exemplo e se calhar "abrimos a porta" à ideia de uma banda partilhada, modos digitais, C4FM, DMR e D-Star...

 

Vamo-nos mantendo como utilizadores Primários, frequentes, construtivos e assíduos.

Talvez assim consigamos provar que de facto esta banda é nossa.

Melhores 73

Salomão Fresco

Callsign: CT2IRJ

GRID Locator: IM59re -- CQ Zone 14 / ITU Zone 37

QTH: Fazendas de Almeirim, Portugal

 

  <http://www.facebook.com/salomao.fresco> Salomão Fresco no Facebook  <http://www.linkedin.com/in/salomaofresco?trk=hp-identity-name> O meu perfil no LinkedIn  <http://www.qrz.com/db/ct2irj> CT2IRJ em QRZ.COM  <http://aprs.fi/#!mt=roadmap&z=11&call=a%2FCT2IRJ-5%2Ca%2FCT2IRJ-7&timerange=3600&tail=3600>   <http://eupsk.com/> European PSK Club  <https://sites.google.com/site/radioamadoresentroncamento/cs1cre>  CRE  <http://www.radioamadores.net/amsat-po/> Página web da AMSAT-PO  

 

 

 

 

 

On Wed, Jun 26, 2019 at 10:56 PM João Costa > CT1FBF <ct1fbf  gmail.com> wrote:

Eu muito sinceramente, nem acredito no Pai Natal e nem que este projecto totalmente insano vá para a frente, inclusive pelas multiplas razões já aqui expostas e outras tantas que se podem aduzir. 

 

Agora, entre fazer alguma coisa ou esperar que outros façam por mim, opto sempre pela primeira. E acho mesmo, que deve ser sempre a nossa postura na vida. 

 

Umas vezes ganha-se, muitas outras perde-se, mas ao menos, tu foste á luta e lutas-te por aquilo em que acreditavas. Os meus país sempre me ensinaram isso e eu sempre transmiti isso ao meu filho. 

 

Quanto a mim,  já estou velho para mudar.

Desta, não tenho a minima duvida.

 

João Costa (CT1FBF) 

 

A qua, 26/06/2019, 22:02, Pedro Pedroso <pedro.ct1elp  gmail.com> escreveu:

Olá a todos !

 

Na minha opinião, isto não irá avante nos EUA com a ARRL, mas como eles não são da Região 1 da ITU, podem ficar diferentes de nós.

Mesmo assim acho difícil, pois se for para usar os 2m em comunicações aeronáuticas provavelmente terá que haver um acordo a nível mundial, donde mais uma vez nos poderemos safar à conta da ARRL !

Aqui na europa, os opositores foram apenas os alemães que aparentemente mostram muito mais bom senso e provavelmente o regulador dá mais ouvidos à DARC do que aqui a ANACOM à REP.

Como a ARRL e a DARC são dois "pesos pesados" na IARU, pode ser que também ajude a balançar as coisas de forma mais correcta e não numa perspectiva puramente economicista, ou seja a de andar a vender espectro a talhão como se fosse terreno para exploração imobiliária.

Tentar sequer pôr isto em prática de forma partilhada seria um absurdo pois a quantidade de interferência que iria haver entre os dois serviços era impossível de permitir o seu funcionamento.

Além do mais, caso vá em frente, o excedente de equipamentos de 2m postos à venda no mercado irá potenciar acções de interferência deliberada no serviço aeronáutico o que será outra catástrofe.

Não deixemos de estar atentos, mas creio que o bom senso vai imperar.

 

 

73 de CT1ELP

Pedro Pedroso 

On Wednesday, June 26, 2019 at 6:34:10 PM UTC+1, Pedro Carvalho wrote:

Boa tarde


Quanto a este tema acho que continuamos a acreditar que o Pai Natal regressa a cada noite de 24 de Dezembro.... :) 

Factos:

- Apenas a Alemanha manifestou alguma oposição à Proposta da França;

- A ANACOM, enquanto representante de Portugal, viabilizou, objectivamente, a proposta da França, ao não se pronunciar;
- A proposta passou à fase seguinte e terá nova decisão deliberatória na reunião que terá lugar em Ankara, de 26 a 30 de Agosto próximo; Caso passe nesta reunião, passa a receber o estatuto de proposta formal da CEPT, a ser apresentada na WRC-23, a todas os países da ITU.

 

E, ainda, relativamente ao cuidado a ter com as traduções... O que a IARU escreveu - em inglês - é bem diferente do que foi transcrito acima pelo Proença!

A tradução do Pedro, CT7ABP, eivada de boa vontade e feita rapidamente, tem um “pequeno senão†que transforma o sentido da frase. 

Com a permissão e respeito pela tradução do Pedro, que muito considero, o que lá está escrito, depois de bem traduzido, é apenas uma expressão de bom senso:

 

“A IARU solicita ás associações membros desta que informem os seus associados destas situações e que se contenham de momento na realização de comentários especulativos acerca da situação até que ocorram progressos nas discussões em curso ao nível regulatório...â€

 

[Nota - sublinhado meu]

 

Como é óbvio, em discussões sérias, quaisquer comentários especulativos vão sempre em sentido contrário aos objectivos de quem os faz. E não nos ajudarão nada nesta altura do campeonato…


Vy 73

Pedro, CT1DBS/CU3HF


terça-feira, 25 de Junho de 2019 às 21:48:47 UTC+1, CT1GZB-Jose Luis Proenca escreveu:

Esta parte é o quê, “Lei da rolha�

 

A IARU solicita ás associações membro desta que informem os seus associados destas situações e que se contenham de momento na realização de comentários públicos acerca da situação até que ocorram progressos nas discussões em curso ao nível regulatório

 

Já cá temos pelo burgo quem trate disso…

 

 

De: ct-comunicacoe...  googlegroups.com <ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com> Em Nome De João Costa > CT1FBF
Enviada: 12 de junho de 2019 22:50
Para: Cluster-ARLA <clu...  radio-amador.net>
Cc: ct-comunicacoes-e-tecnologias <ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com>
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Re: [CT-Com. & Tec.] Perigos importantes para as bandas de amador dos 144 e 1240 MHz em 2023

 

Muitos Parabéns Pedro pela Excelente tradução.

 

A proposta da França é total e absolutamente descabida e sem o mínimo sentido. 

 

É por estas e por outras identicas a esta que a França está actualmente como está. 

 

Ainda gostava de saber quem teve esta ideia de colocar à consideração a atribuição do estatuto primário da banda 144-146 MHz ao serviço Móvel Aeronáutico. Certamente quem a teve, deve ter tido esta profunda inspiração quando estava na casa de banho. 

 

É o minimo que se pode dizer de tal absurdo.

 

João Costa (CT1FBF) 

 

 

 

 

A qua, 12/06/2019, 22:08, Pedro Ribeiro <ct7...  gmail.com> escreveu:

Caros colegas,

Para mais fácil informação de tão importantes assuntos para a comunidade, tomei a liberdade de realizar uma tradução rápida da notícia abaixo (original em Inglês) divulgada durante a tarde pelo João Costa.

Note-se que não garanto a "fidelidade" da tradução, esta foi realizada num curto espaço de tempo e com o meu limitado domínio da língua inglesa.

À vossa atenção abaixo!

73!

Na agenda do encontro WRC23 há pontos que poderão ter impacto nas bandas de 144 MHz e 1240 MHz

A IARU R1 faz notar que foram submetidas duas propostas para discussão na Europa com potenciais implicações no espetro disponível para o serviço de amador. A manterem-se as propostas, estas serão futuros temas no encontro mundial WRC 2023 

Segundo a IARU R1, esta é a posição atual da mesma acerca destas propostas:

Uma proposta da França coloca à consideração a atribuição do estatuto primário da banda 144-146 MHz ao serviço Móvel Aeronáutico, como parte do espetro alocado a esse serviço.

A banda 144-146 MHz encontra-se globalmente alocada ao serviço de Amador e Amador por Satélite como utilizador primário. Esta é uma das poucas alocações primárias de banda que os radioamadores possuem acima dos 29,7 MHz e como tal uma parte importante e largamente usada do espetro afeto ao serviço de amador com uma larga base instalada de utilizadores e estações operacionais em satélites.

A IARU vê com extrema preocupação qualquer proposta para incluir esta banda no estudo proposto (do uso pelo serviço Móvel Aeronáutico). A IARU defender esta visão de forma enérgica junto das organizações regionais de telecomunicações e da ITU de forma a obter garantias que o espetro em questão permanecerá como alocação primária aos serviços de amador.

Uma outra proposta propõe o estudo da alocação de amador 1240-1300 MHz (banda dos “23cmâ€) na sequência de casos reportados de interferência com o sistema de navegação Galileo (sistema componente do que vulgarmente é conhecido como “GPSâ€).

A IARU está ao corrente de diversos casos que foram reportados relativamente a interferências no sinal E6 difundido pelos satélites Galileo. Em todos os casos a interferência foi resolvida por ações locais com plena cooperação das estações de amador envolvidas.

A IARU não deseja que o serviço de Amador afete a operação do Sistema Galileo de forma nenhuma. Estudos conjuntos foram realizados de forma a avaliar a real vulnerabilidade do sistema e com base nestes, a IARU considera prematura a proposta submetida para a agenda do WRC-23.

A posição da IARU é de que é necessária uma análise técnica das questões envolvidas deverá ser realizada no grupo relevante de estudo da CEPT. A devida consideração deverá ser relativamente às características operacionais do serviço de amador de forma a desenvolver as medidas proporcionais que permitam a continuidade da utilização da banda para experimentação no amador, com o devido respeito do estatuto primário da banda pelo serviço GNSS (vulgo GPS).

A IARU encontra-se pronta para cooperar em pelo em quaisquer estudos e paryilha o objetivo de se obter uma solução permanente e segura para os assuntos relativos à partilha desta banda.

A IARU solicita ás associações membro desta que informem os seus associados destas situações e que se contenham de momento na realização de comentários públicos acerca da situação até que ocorram progressos nas discussões em curso ao nível regulatório. A IARU também se encontra pronta para discutir este assunto com outras associações representativas dos radioamadores que não sejam membros da IARU.

Fonte IARU Region 1 
 <https://www.iaru-r1.org/index.php/88-news/1864-wrc-23-agenda-items> https://www.iaru-r1.org/index.php/88-news/1864-wrc-23-agenda-items

Banda 1240-1300 MHz discutida pela CEPT WGFM e CPG/PTA 
 <https://amsat-uk.org/2019/05/31/1240-1300-mhz-band-discussed-by-cept-wgfm-and-cpg-pta/> https://amsat-uk.org/2019/05/31/1240-1300-mhz-band-discussed-by-cept-wgfm-and-cpg-pta/

-- 
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 
Callsign: CT7ABP
QRA: Pedro Ribeiro
GRID Locator: IM58mr
QTH: São Francisco, Alcochete, Portugal
NET: http://www.qrz.com/db/CT7ABP
CT7ABP is also home station of CR7AJI Diogo
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

On 2019/06/12 13:47, João Costa > CT1FBF wrote:


WRC-23 Agenda Items may impact 144 MHz and 1240 MHz bands


IARU Region 1 notes that there are two proposals under discussion in Europe as possible future Agenda Items at WRC 2023, which potentially could impact important amateur radio frequencies

IARU Region 1 says:

The following sets out the current IARU position on these proposals.

A proposal from France to consider the band 144-146 MHz as a primary allocation to the Aeronautical Mobile service, as part of a broader consideration of the spectrum allocated to that service.

The band 144-146 MHz is allocated globally to the amateur and amateur satellite services on a primary basis. This is one of the few primary allocations to the amateur service above 29.7 MHz and as such is an important and widely used part of the amateur spectrum with a vast installed base of users and operational satellite stations.

IARU views with grave concern any proposal to include this band in the proposed study. It will be representing this view energetically in Regional Telecommunications Organisations and in ITU to seek to obtain assurances that the spectrum will remain a primary allocation for the amateur services.

A proposal to study the amateur allocation in the 1240-1300 MHz (“23cmâ€) band following reported cases of interference to the Galileo navigation system.

IARU is aware of a handful of cases where interference to the Galileo E6 signal has been reported. In all cases these have been resolved by local action with the full cooperation of the amateur stations concerned.

IARU does not want the amateur service to affect the operation of the Galileo system in any way. Joint studies have been carried out to assess the true vulnerability of the system and, based on these, IARU regards the proposal to initiate an Agenda item for WRC-23 as premature.

The IARU position is that proper technical assessment of the issues involved should be made in the relevant CEPT study group. Proper account needs to be taken of the operational characteristics of the amateur service in order to develop sensible and proportionate measures that will facilitate the continued utility of the band for amateur experimentation whilst respecting the primary status of the GNSS service.

IARU is ready to cooperate fully in any studies and shares the objective of reaching a secure and permanent solution to the issues of sharing in this band.  

IARU asks its Member Societies to draw this information to the attention of their members, and to refrain at this time from making speculative public comments about the situation until further progress has been made in regulatory discussions. IARU is also ready to discuss this issue with other societies not in IARU membership. 

Source IARU Region 1 
 <https://www.iaru-r1.org/index.php/88-news/1864-wrc-23-agenda-items> https://www.iaru-r1.org/index.php/88-news/1864-wrc-23-agenda-items

1240-1300 MHz band discussed by CEPT WGFM and CPG/PTA 
 <https://amsat-uk.org/2019/05/31/1240-1300-mhz-band-discussed-by-cept-wgfm-and-cpg-pta/> https://amsat-uk.org/2019/05/31/1240-1300-mhz-band-discussed-by-cept-wgfm-and-cpg-pta/

 

______________________________________________________________
Esta mensagem é da exclusiva responsabilidade
do seu autor e não representa nem vincula a posição 
da  ARLA - Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLU...  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster

-- 
-- 
Para mais informações/opções visite o site, e edite a sua conta:
http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT

--- 
Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "CT-Comunicações e Tecnologias" do Grupos do Google.
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para ct-comunicacoes-e-tecnologias+unsubscribe  googlegroups.com.
Para ver este debate na Web, visite https://groups.google.com/d/msgid/ct-comunicacoes-e-tecnologias/CACvD8qB4Y377%2B8ONEK9Li-tZvtkD0vZDU7NmQe8N-40Yc4k--g%40mail.gmail.com <https://groups.google.com/d/msgid/ct-comunicacoes-e-tecnologias/CACvD8qB4Y377%2B8ONEK9Li-tZvtkD0vZDU7NmQe8N-40Yc4k--g%40mail.gmail.com?utm_medium=email&utm_source=footer> .
Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.

-- 
-- 
Para mais informações/opções visite o site, e edite a sua conta:
http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT

--- 
Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "CT-Comunicações e Tecnologias" do Grupos do Google.
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para ct-comunicacoes-e-tecnologias+unsubscribe  googlegroups.com.
Para ver este debate na Web, visite https://groups.google.com/d/msgid/ct-comunicacoes-e-tecnologias/97a6ba9d-fc6d-4fa4-8fc0-017edb364ac7%40googlegroups.com <https://groups.google.com/d/msgid/ct-comunicacoes-e-tecnologias/97a6ba9d-fc6d-4fa4-8fc0-017edb364ac7%40googlegroups.com?utm_medium=email&utm_source=footer> .
Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.

______________________________________________________________
Esta mensagem é da exclusiva responsabilidade
do seu autor e não representa nem vincula a posição 
da  ARLA - Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20190627/13c27751/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER