RE: ARLA/CLUSTER: Operação nos 2m

CT7AHV pedro_transistor sapo.pt
Sexta-Feira, 11 de Janeiro de 2019 - 12:07:06 WET

Viva João,
Em Sintra tens o santuário de Santa Eufémia e o santuário da Peninha que são dos pontos mais altos da serra. Em tempos já fiz um concurso de VHF com uma direcional em Santa Eufémia.
Sinceramente não vejo qualquer interesse na operação em QRP, principalmente feita por radioamadores "em início de carreira", mas é só o meu humilde ponto de vista!

Se estiveres por Sintra no fim de semana diz algo para combinarmos QSO!

73 de CT7AHV

-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Hugo Silva
Sent: 11 de janeiro de 2019 10:15
To: ARLA Cluster <cluster  radio-amador.net>
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Operação nos 2m

On Fri, 2019-01-11 at 00:41 +0000, Pedro Madeira wrote:
> Boa noite Hugo,

Olá Pedro, obrigado pela sua mensagem

> [...]
> A banda de 2m é muito interessante na primavera e verão porque é
> nessas épocas que aparecem as esporádicas condições de propagação ao
> se formarem ductos troposféricos nas camadas baixas da atmosfera que
> permitem fazer contactos a centenas de quilómetros.
> Normalmente estes contactos de média e longa distância em 2m são em
> SSB ou CW, embora se veja um aparecimento da epidemia do FT-8 também
> em 2m.
> Pessoalmente opero na banda de 2m quase sempre em SSB, sendo raro usar
> outros modos. Uso uma antena direccional de 9 elementos, projectada

Cheguei a ponderar construir (com os planos dele) ou comprar uma de 4 elementos, mas como já referi noutra mensagem para já estou limitado a um dipolo.

>  Para operar nessa banda utilizo um rádio Kenwood TS-2000 e um
> amplificador solid state construído por mim de 1KW.

Em termos de equipamento também tenho-me focado no FM por ser mais simples de levar um HT, mas adquiri recentemente um FT-480R bastante usado (que não tenho a certeza se funciona bem em SSB) mas ainda não me predispuz a metê-lo na mochila, com receio de ser apenas lastro que levo para a serra. Mas começo a pensar que pode valer a pena, apesar dos 10W :-)

> Na primavera e verão é relativamente fácil com um portátil conseguir
> fazer contacto com as Ilhas Canárias, Madeira, Açores... Com condições
> melhores já se fazem mais contactos e mais interessantes.
> Se quer "faturar" contactos para enriquecer o seu logbook então
> aconselho a ir para HF mas não se meta a fazer QRP senão a frustração
> será semelhante!

Tenho feito precisamente HF em QRP, apesar de nos ultimos tempos as activações tenham começado com a CR7ARW a operar enquanto eu tento os 2m, e ela tem muitíssimo sucesso chegando mesmo a ter pequenos pileups para gerir. É certo que não se vai muito longe, neste momento conseguimos para um lado a Carolina do Norte e a Georgia, e para o outro uma cidade perto de Moscovo, mas já temos indicativos que reconhecemos de OK, DL, e HB, e contactos ocasionais com outros países.
 Ainda tenho muito para fazer em HF, mas não sinto que alguma vez suba a um monte e não consiga os 4 contactos necessários em HF com a endfed, nisso os 2m têm sido mais frustrantes.

> Irei estar atento aqui ao fórum para ver quando irá estar por Sintra a
> fazer chamada pois eu encontro-me em IM58GT, em Sintra, e estarei por
> cá no fim de semana. Podemos encontrar-nos via rádio ou até mesmo para
> tomar um café!

Obrigado pela disponibilidade.
Para já a ideia do próximo domingo está um bocadinho em suspenso, por um lado vi que o preço de acesso ao parque é de 7,5€ por pessoa (!!!) e esse valor talvez seja melhor empregue num dia de sol com 20 graus que permita desfrutar pelo parque o dia todo, por outro há uma questão física que pode limitar a caminhada este fim de semana. Vamos a ver se fica o SOTA para outro fim de semana ou se ainda tento uma referẽncia mais simples.

> Votos de bons contactos, aguardo lê-lo em breve!
> Melhores 73
>
> Pedro, CT7AHV

Obrigado e até breve
73