ARLA/CLUSTER: Operação nos 2m

Hugo Silva hugo.silva paragrama.net
Sexta-Feira, 11 de Janeiro de 2019 - 10:15:23 WET

On Fri, 2019-01-11 at 00:41 +0000, Pedro Madeira wrote:
> Boa noite Hugo,

Olá Pedro, obrigado pela sua mensagem

> [...]
> nessas épocas que aparecem as esporádicas condições de propagação ao
> se formarem ductos troposféricos nas camadas baixas da atmosfera que
> permitem fazer contactos a centenas de quilómetros.
> Normalmente estes contactos de média e longa distância em 2m são em
> SSB ou CW, embora se veja um aparecimento da epidemia do FT-8 também
> em 2m.
> Pessoalmente opero na banda de 2m quase sempre em SSB, sendo raro
> usar outros modos. Uso uma antena direccional de 9 elementos,
> projectada pelo Justin G0KSC e construída por mim.

Cheguei a ponderar construir (com os planos dele) ou comprar uma de 4
elementos, mas como já referi noutra mensagem para já estou limitado a
um dipolo.

>  Para operar nessa banda utilizo um rádio Kenwood TS-2000 e um
> amplificador solid state construído por mim de 1KW.

Em termos de equipamento também tenho-me focado no FM por ser mais
simples de levar um HT, mas adquiri recentemente um FT-480R bastante
usado (que não tenho a certeza se funciona bem em SSB) mas ainda não me
predispuz a metê-lo na mochila, com receio de ser apenas lastro que
levo para a serra. Mas começo a pensar que pode valer a pena, apesar
dos 10W :-)

> Na primavera e verão é relativamente fácil com um portátil conseguir
> fazer contacto com as Ilhas Canárias, Madeira, Açores... Com
> condições melhores já se fazem mais contactos e mais interessantes.
> Se quer "faturar" contactos para enriquecer o seu logbook então
> aconselho a ir para HF mas não se meta a fazer QRP senão a frustração
> será semelhante!

Tenho feito precisamente HF em QRP, apesar de nos ultimos tempos as
activações tenham começado com a CR7ARW a operar enquanto eu tento os
2m, e ela tem muitíssimo sucesso chegando mesmo a ter pequenos pileups
para gerir. É certo que não se vai muito longe, neste momento
conseguimos para um lado a Carolina do Norte e a Georgia, e para o
outro uma cidade perto de Moscovo, mas já temos indicativos que
reconhecemos de OK, DL, e HB, e contactos ocasionais com outros países.
 Ainda tenho muito para fazer em HF, mas não sinto que alguma vez suba
a um monte e não consiga os 4 contactos necessários em HF com a endfed,
nisso os 2m têm sido mais frustrantes.

> Irei estar atento aqui ao fórum para ver quando irá estar por Sintra
> a fazer chamada pois eu encontro-me em IM58GT, em Sintra, e estarei
> por cá no fim de semana. Podemos encontrar-nos via rádio ou até mesmo
> para tomar um café!

Obrigado pela disponibilidade.
Para já a ideia do próximo domingo está um bocadinho em suspenso, por
um lado vi que o preço de acesso ao parque é de 7,5€ por pessoa (!!!) e
esse valor talvez seja melhor empregue num dia de sol com 20 graus que
permita desfrutar pelo parque o dia todo, por outro há uma questão
física que pode limitar a caminhada este fim de semana. Vamos a ver se
fica o SOTA para outro fim de semana ou se ainda tento uma referẽncia
mais simples.

> Votos de bons contactos, aguardo lê-lo em breve!
> Melhores 73
>
> Pedro, CT7AHV

Obrigado e até breve
73