RE: ARLA/CLUSTER: Operação nos 2m

Pedro Madeira pedro_transistor sapo.pt
Sexta-Feira, 11 de Janeiro de 2019 - 00:41:00 WET

Boa noite Hugo,
De facto há pouca actividade na banda de 2m, e principalmente a nível de contactos directos em FM.
A banda de 2m é muito interessante na primavera e verão porque é nessas épocas que aparecem as esporádicas condições de propagação ao se formarem ductos troposféricos nas camadas baixas da atmosfera que permitem fazer contactos a centenas de quilómetros.
Normalmente estes contactos de média e longa distância em 2m são em SSB ou CW, embora se veja um aparecimento da epidemia do FT-8 também em 2m.
Pessoalmente opero na banda de 2m quase sempre em SSB, sendo raro usar outros modos. Uso uma antena direccional de 9 elementos, projectada pelo Justin G0KSC e construída por mim. Para operar nessa banda utilizo um rádio Kenwood TS-2000 e um amplificador solid state construído por mim de 1KW.
Na primavera e verão é relativamente fácil com um portátil conseguir fazer contacto com as Ilhas Canárias, Madeira, Açores... Com condições melhores já se fazem mais contactos e mais interessantes.
Se quer "faturar" contactos para enriquecer o seu logbook então aconselho a ir para HF mas não se meta a fazer QRP senão a frustração será semelhante!
Irei estar atento aqui ao fórum para ver quando irá estar por Sintra a fazer chamada pois eu encontro-me em IM58GT, em Sintra, e estarei por cá no fim de semana. Podemos encontrar-nos via rádio ou até mesmo para tomar um café!

Votos de bons contactos, aguardo lê-lo em breve!
Melhores 73

Pedro, CT7AHV

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Hugo Silva
Enviada: 10 de janeiro de 2019 15:15
Para: ARLA Cluster
Assunto: ARLA/CLUSTER: Operação nos 2m

Bom dia colegas,

sou iniciado nestas andanças, ainda com poucos contactos e pouca experiência, mas tenho na medida do possível feito umas incursões em SOTA, com o objectivo de aliar o radio-amadorismo a outros interesses da família.

Tenho feito tentativas de activar referências SOTA em 2m FM, mas não tenho tido muito sucesso. A primeira vez que tentei acabei por fazer alguma divulgação através do smartphone e consegui os 4 contactos necessários, mas em outras tentativas, e apenas com chamadas nos 145500 e via repetidores não tive sucesso, acabando por desistir ao fim de algum tempo. Fiquei um pouco surpreendido com a falta de actividade, porque recentemente estive de férias fora do país e consegui activar com relativa facilidade duas referências apenas com um HT e a sua antena de série, além de que vejo relatos no reflector do SOTA de pessoas que activam (noutros países) referências com dezenas de contactos em 2m, muitos em SSB é verdade, mas também bastantes em FM.
Instalei também recentemente uma antena improvisada na varanda e consegui contacto via repetidor da Arrábida com um colega de V.N.S.André com um QSO curto mas muito agradável, mas ao escutar os
145500 não consegui apanhar muita actividade (estou em IM58ks).

Posto isto peço aqui ajuda aos colegas que me possam indicar se devia operar de outra forma, ou se simplesmente não há muita actividade nos 2m. Se calhar também não tenho tentado o suficiente, mas gostava de explorar mais esta banda que à primeira vista parece ser interessante para contactos dentro de Portugal (continental) e que pode ser muito simples de operar.

No próximo domingo estou a planear activar CT/ES-002 Serra de Sintra e mais uma vez gostava de tentar os 2m. O local deve ser bom para contactos em toda a zona de Cascais/Estoril, oeste de Lisboa e margem Sul litoral, e não deveria ser demasiado difícil chegar aos QTHs de muitos colegas, mas se não estiver a fazer as coisas "bem" poderei não ter (mais uma vez) grande sucesso.

Agradeço desde já a ajuda que puderem dar

73
Hugo Silva
CS7AOV