ARLA/CLUSTER: Operação nos 2m

Hugo Silva hugo.silva paragrama.net
Sexta-Feira, 11 de Janeiro de 2019 - 10:15:16 WET

On Thu, 2019-01-10 at 17:44 +0000, João Costa > CT1FBF wrote:
> Boa Tarde Hugo Silva (CS7AOV) e sejas benvindo ao Cluster.

Obrigado João!

> [...]
> repetidores a qualquer hora, te respondiam 5 ou 6 colegas e todas as
> noites havia animadas "rodinhas" em várias localidades e em
> frequências directas, quando não nos repetidores.
>
> Hoje, para se conseguir meia dúzia de contactos, há que previamente
> divulgar a iniciativa com alguns dias de antecedência, quando não
> mesmo semanas.
>
> Assim sendo, o meu modesto conselho vai para que apostes na
> divulgação
> atempada e em diversos forum, modestamente neste em primeiro lugar,
> das tuas iniciativas no âmbito do projecto SOTA, por exemplo.

Eu percebo que a divulgação ajuda muito, assim o testemunhei quando
estava na Serra de São Luis e fiz um post no facebook a comunicar isso.
Logo de seguida apareceu um colega que fez contacto comigo, e logo a
seguir com a XYL que estava a operar em HF. Também costumo fazer um
Alert no SOTAwatch, embora esse site seja especializado na modalidade,
e nem todos os amadores o consultem frequentemente.
Mas uma activação SOTA não é exactamente algo de complicado, não
precisa de muita preparação,já aconteceu decidir no sábado à noite que
no domingo de manhá vamos subir a um monte, o equipamento cabe todo na
minha mochila, e o piquenique na mochilda da XYL, por isso nem sempre é
possível avisar com muita antecedência que vou activar.
Ainda assim vou tentar fazer uns avisos antecipadamente aqui no cluster
das próximas vezes que activar uma referência.

> Obviamente que as tuas condições operacionais, com um pequeno
> portátil
> e a sua própria antena, também não ajudam muito nos contactos. Uma
> pequena antena direccional portátil faz toda a diferença, sugiro para
> começar uma Yagi de 3 elemento ou mesmo uma HB9CV (
> https://www.qsl.net/dk7zb/HB9CV/Details-HB9CV.htm ), quando não mesmo
> uma direccional dual-band usada para os satélites. Tem aqui uma
> antena
> muito simples de 5 elementos para VHF feita com fita métrica
> (https://www.youtube.com/watch?v=TZrgnne9nac )

Para já fiz um dipolo muito simples que está na varanda e cabe na
mochila, já é um passo acima da antena do rádio.
Também tenho estado a ponderar uma Yagi simples, tenho diversas opções
debaixo de olho, mas não vale a pena comprar uma antena de 2m se
ninguém fala em 2m...

> Com estas mínimas condições podes-te mesmo iniciares no CAMPEONATO
> URE
> V-UHF ( https://concursos.ure.es/campeonato-v-uhf/ ) e que todos os
> anos começa no primeiro fim de semana completo de cada mês a partir
> de
> Março: Uma direccional em polarização horizontal, quantos mais
> elementos melhor, e um equipamento com SSB é o mínimo para se
> começar.

Obrigado pela sugestão, vou ver esse campeonato, embora eu não seja
muito de modalidades olimpicas :-)

> Algo mais em que te possamos ser útil, dispõe.
>
> João Costa (CT1FBF)

Obrigado, e 73
Hugo Silva
CS7AOV