Re: ARLA/CLUSTER: Operação nos 2m

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 10 de Janeiro de 2019 - 17:44:14 WET

Boa Tarde Hugo Silva (CS7AOV) e sejas benvindo ao Cluster.

Obviamente que já não estamos na "época das vacas gordas" no
radioamadorismo em Portugal, onde ao fazeres uma chamada nos
repetidores a qualquer hora, te respondiam 5 ou 6 colegas e todas as
noites havia animadas "rodinhas" em várias localidades e em
frequências directas, quando não nos repetidores.

Hoje, para se conseguir meia dúzia de contactos, há que previamente
divulgar a iniciativa com alguns dias de antecedência, quando não
mesmo semanas.

Assim sendo, o meu modesto conselho vai para que apostes na divulgação
atempada e em diversos forum, modestamente neste em primeiro lugar,
das tuas iniciativas no âmbito do projecto SOTA, por exemplo.

Obviamente que as tuas condições operacionais, com um pequeno portátil
e a sua própria antena, também não ajudam muito nos contactos. Uma
pequena antena direccional portátil faz toda a diferença, sugiro para
começar uma Yagi de 3 elemento ou mesmo uma HB9CV (
https://www.qsl.net/dk7zb/HB9CV/Details-HB9CV.htm ), quando não mesmo
uma direccional dual-band usada para os satélites. Tem aqui uma antena
muito simples de 5 elementos para VHF feita com fita métrica
(https://www.youtube.com/watch?v=TZrgnne9nac )

Com estas mínimas condições podes-te mesmo iniciares no CAMPEONATO URE
V-UHF ( https://concursos.ure.es/campeonato-v-uhf/ ) e que todos os
anos começa no primeiro fim de semana completo de cada mês a partir de
Março: Uma direccional em polarização horizontal, quantos mais
elementos melhor, e um equipamento com SSB é o mínimo para se começar.

Algo mais em que te possamos ser útil, dispõe.

João Costa (CT1FBF)

Hugo Silva <hugo.silva  paragrama.net> escreveu no dia quinta,
10/01/2019 à(s) 16:28: