ARLA/CLUSTER: Operação nos 2m

Hugo Silva hugo.silva paragrama.net
Quinta-Feira, 10 de Janeiro de 2019 - 15:14:47 WET

Bom dia colegas,

sou iniciado nestas andanças, ainda com poucos contactos e pouca
experiência, mas tenho na medida do possível feito umas incursões em
SOTA, com o objectivo de aliar o radio-amadorismo a outros interesses
da família.

Tenho feito tentativas de activar referências SOTA em 2m FM, mas não
tenho tido muito sucesso. A primeira vez que tentei acabei por fazer
alguma divulgação através do smartphone e consegui os 4 contactos
necessários, mas em outras tentativas, e apenas com chamadas nos 145500
e via repetidores não tive sucesso, acabando por desistir ao fim de
algum tempo. Fiquei um pouco surpreendido com a falta de actividade,
porque recentemente estive de férias fora do país e consegui activar
com relativa facilidade duas referências apenas com um HT e a sua
antena de série, além de que vejo relatos no reflector do SOTA de
pessoas que activam (noutros países) referências com dezenas de
contactos em 2m, muitos em SSB é verdade, mas também bastantes em FM.
Instalei também recentemente uma antena improvisada na varanda e
consegui contacto via repetidor da Arrábida com um colega de
V.N.S.André com um QSO curto mas muito agradável, mas ao escutar os
145500 não consegui apanhar muita actividade (estou em IM58ks).

Posto isto peço aqui ajuda aos colegas que me possam indicar se devia
operar de outra forma, ou se simplesmente não há muita actividade nos
2m. Se calhar também não tenho tentado o suficiente, mas gostava de
explorar mais esta banda que à primeira vista parece ser interessante
para contactos dentro de Portugal (continental) e que pode ser muito
simples de operar.

No próximo domingo estou a planear activar CT/ES-002 Serra de Sintra e
mais uma vez gostava de tentar os 2m. O local deve ser bom para
contactos em toda a zona de Cascais/Estoril, oeste de Lisboa e margem
Sul litoral, e não deveria ser demasiado difícil chegar aos QTHs de
muitos colegas, mas se não estiver a fazer as coisas "bem" poderei não
ter (mais uma vez) grande sucesso.

Agradeço desde já a ajuda que puderem dar

73
Hugo Silva
CS7AOV