Re: ARLA/CLUSTER: Validade das licenças CEPT NOVICE noutros países para radioamadores da categoria 2 portuguesa.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 30 de Agosto de 2019 - 23:36:21 WEST

" Segundo penso um amador cat b segundo o colega João só pode operar
nomeadamente em Espanha ou outro se o título tiver no verso cept sem novice
"

Sim, desde que no verso do CAN tenha a licença CEPT pode operar em móvel ou
portátil nas entidades signatárias das recomendações CEPT.

Obviamente se for residir para um novo pais, ai tem que requisitar uma
licença local mediante a apresentação do respectivo certificado HAREC
passado em Portugal pela ANACOM.

Há um problema muitissimo grave para os amadores das categorias A e B que
não solicitaram o seu HAREC-A ou HAREC-B antes de 2009, pois a ANACOM
só passa actualmente o certificado HAREC para os amadores da categoria 1
e as 2.° vias dos HAREC-A e B, pois só estes tem suporte legal e
regulamentar actual para os amadores da categoria 1, A e B ao abrigo
da Recomendação
CEPT T/R 61-02, constantes nos *PROCEDIMENTOS  PREVISTOS NO DECRETO-LEI N.º
53/2009, DE 2 DE MARÇO QUE DEFINE AS REGRAS APLICÃVEIS AO SERVIÇO DE AMADOR
E AMADOR POR SATÉLITE.*

O que quer dizer isto, que quem queira o actual HAREC ou necessite e não o
tenha requisitado antes de 2009 os HAREC-A ou HAREC-B, caso dos
radioamadores da categoria A e B, tem hoje de fazer exame para a categoria
1, sendo posteriormente lhe atribuido um novo indicativo actual com o
prefixo CT7 e o respectivo HAREC.

Em devido tempo, antes da entrada em vigor do actual regulamento em 2009,
chamei e muitas associações chamaram por diversas vezes a atenção para que
todos os que tinham direito ao respectivo HAREC-A ou HAREC-B o deveriam
solicitar imediatamente mesmo que não o utilizassem.

Diz-se o seguinte nos
*PROCEDIMENTOS  PREVISTOS NO DECRETO-LEI N.º 53/2009, DE 2 DE MARÇO QUE
DEFINE AS REGRAS APLICÃVEIS AO SERVIÇO DE AMADOR E AMADOR POR SATÉLITE*
*SATÉLITE*

*V*

Indicação das recomendações da CEPT e da UIT que possibilitam a emissão de
certificado internacional - N.º 4 do artigo 7º do Decreto-Lei n.º 53/2009

1. Aos amadores da categoria 1, obtida mediante aprovação em exame de
aptidão, é atribuído o certificado internacional HAREC, nos termos da
Recomendação CEPT T/R 61-02, podendo os mesmos solicitar a emissão de 2ª
via do respectivo certificado.

2. Os amadores das categorias A e B podem solicitar a emissão de 2ª via do
correspondente HAREC-A e HAREC-B já anteriormente emitido ao abrigo da
legislação revogada pelo Decreto-Lei n.º 53/2009.

João Costa (CT1FBF)