Re: ARLA/CLUSTER: Esclarecimento da ANACOM sobre as utilizações dos sistemas digitais WSPR e OPERA

Carlos Fonseca ct1gfqgrupos gmail.com
Terça-Feira, 13 de Março de 2018 - 19:00:38 WET

Pessoalmente, falo do WSPR, e do WRPRLite em particular, por ter um:

Quem o desenvolveu, não lhe chamou de beacon, mas sim "instrumento" para
analisar performance de antenas, usando para isso, o modo WSPR.

Em Portugal não sei, mas lá fora é usual o pessoal do SOTA colocar o seu
WSPRLite em funcionamento para testar as suas antenas home-made.

No meu caso específico, tenho (tinha) o meu 24/24 ligado, não só fazia
análises de propagação, como fazia comparações entre a minha o outras
estacoes (tenho resultados bem engraçados).

Se é um beacon...... ainda não sei responder a isso, mas vou analisar os
vários interesses, mas quando colocamos um beacon, bem localizado, com
algumas dezenas de Watts em pé de igualdade, com uma máquina que cabe na
palma da mão, é que a potência maxima é 200mW........

Cada um tira a sua conclusão.