Re: ARLA/CLUSTER: Esclarecimento da ANACOM sobre as utilizações dos sistemas digitais WSPR e OPERA

Terça-Feira, 13 de Março de 2018 - 18:57:38 WET

Continuas a invocar argumentos  falaciosos.

Nada indica ou provoca suspeita que ambos os modos aparentam ter matéria
passível de regulamentação à  parte,  só na sua  cabeça.

Devemos ser os  únicos (tu)   que está  com estas questões.

De informação  directa,  sei  agora  que o regulador  não colocou  nenhum
entrave,  apenas questionou.

Ou seja,  o teu parecer  técnico é  que neste  momento está  a  privar os
radioamadores de o usar estes  modos  livremente,  como  milhares de
rádioamadores o  fazem  diariamente por este  mundo  , basta  consultar o
psk  repórter.

Quanto ao opera,  não será a  primeira  vez que  demonstras  algum disabor
para com o José Alberto Nieto,  inventor do  ROS,  opera e agora  com
muito sucesso o novo modem já implementado na rede  winlink, o  VARA,   que
esteve em testes o mês que  passou.

Se  não te lembras ou ajudo te a recordar.  Está  em  arquivo  aqui no arla
e no meu  disco  rígido  se precisares.

Algo  que teve início em que tu achaste o colega espanhol  era  arrogante.
Ele à  coisas do diabo ó  senhor Pedro...

E mais tarde o spread  spectrum...

Claro,  vamos todos  ler a regulamentação  todos os dias,  antes  de
ligar  o  radio,  qual  talmude  de  exorcismo.

Desta não  te  livras.

A meu  ver,  merecias  um  processo  em  tribunal  por  teres apresentado
informações ao  regulador  sem  teres  validado nada  com  ninguém, nem
ter pedido opinião de  ninguém,  e também  não és o  dono  da  verdade
técnica  nem  legislativa  dos  modos  digitais,  inerentes à todos  os
radioamadores  do  mundo e sobretudo Portugueses.

Logo  se vê como  vai  correr a coisa pro  teu lado.

Aliás,  a arla,  para  mim,  a meu  ver,  muito   mal  neste  processo
todo. Não  consultou outras associações,  e meus  amigos,  radioamadorismo
não é  só as  associações.

Os radioamadores merecem  ser  consultados no  seu  individual,  o  decreto
actual  não me obriga  a  prestar  vassalagem,  beijar a mão ou  receber
ordens de como  praticar o  meu  hobbie pelas associações.

Pelo  menos  até criação  da Ordem  dos  radioamadores (era mais um
tachinho)

Com  ou  sem  semântica  técnica,  o  único  facto que temos  concreto até
agora é  que estou  privado  de  fazer  dois  modos  digitais  e  não  se
percebe  como  nem nem porquê.  Isto  só  em  CT.

Quanto à  postura  do  João e  Miguel,  preparadissimos para corrigir
algum  esclarecimento,  só  tu  no  teu  desespero  absurdamente  falacioso
é  que  não  dás  o  braço  a  torcer.  Vamos  ver até  quando.

CT7AEL

Em 13/03/2018 5:41 da tarde, "Pedro Ribeiro" <ct7abp  gmail.com> escreveu:

On 13-03-2018 11:38, Pedro Almeida wrote:

> Ainda a uns tempos fiz WSPR para determinar onde estava a chegar.

Também uso, é muito interessante o modo, tal como FT8 e outros; só não uso
OPERA pois considero demasiado fechado, ao contrário dos modos que vêm do
lado do Joe Taylor K1JT.
Ciente da questão, estou presente na estação durante o funcionamento dos
mesmos.

Achei a ferramenta engraçada e muito útil mas usei o meu radio em low-power.
> O mais triste é ver que alguns colegas compraram por exemplo o WSPRLite
> "que não é barato" e agora teem de o atirar para dentro de uma gaveta como
> se atira dinheiro ao lixo pois não podem emitir.

Deveriam ter lido a legislação/regulamentação para ter a certeza de que a
operação autónoma do mesmo era autorizada, antes de o adquirir.
Tal como que já fiz no passado para poder emitir em bandas que à altura
eram "experimentais", solicitem autorização devidamente fundamentada que
certamente será aceite.

> Acho que ao questionar o legislador "quem questionou" devia se sim ter
> levado logo uma proposta, soluções.
> Mas isto sou eu na minha inocência a falar.

No passado, para outras questões levaram-se soluções e apesar da aparente
anuência, de nada efetivo resultou.
Será de aproveitar a motivação geral para a questão para se organizar a
fundamentação e pedido de ajuste da regulamentação.

Consideram preferível que se continuasse a fingir que a operação dita
estava autorizada e que depois aparecessem coimas (ou pior)?

> 73
>
>    Pedro Almeida
> CT8ABY - CT7ARQ

73!