Re: ARLA/CLUSTER: Esclarecimento da ANACOM sobre as utilizações dos sistemas digitais WSPR e OPERA

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com
Terça-Feira, 13 de Março de 2018 - 17:40:33 WET

On 13-03-2018 11:38, Pedro Almeida wrote:
> Ainda a uns tempos fiz WSPR para determinar onde estava a chegar.
Também uso, é muito interessante o modo, tal como FT8 e outros; só não
uso OPERA pois considero demasiado fechado, ao contrário dos modos que
vêm do lado do Joe Taylor K1JT.
Ciente da questão, estou presente na estação durante o funcionamento dos
mesmos.
> Achei a ferramenta engraçada e muito útil mas usei o meu radio em
> low-power.
> O mais triste é ver que alguns colegas compraram por exemplo o
> WSPRLite "que não é barato" e agora teem de o atirar para dentro de
> uma gaveta como se atira dinheiro ao lixo pois não podem emitir.
Deveriam ter lido a legislação/regulamentação para ter a certeza de que
a operação autónoma do mesmo era autorizada, antes de o adquirir.
Tal como que já fiz no passado para poder emitir em bandas que à altura
eram "experimentais", solicitem autorização devidamente fundamentada que
certamente será aceite.

> Acho que ao questionar o legislador "quem questionou" devia se sim ter
> levado logo uma proposta, soluções.
> Mas isto sou eu na minha inocência a falar.
No passado, para outras questões levaram-se soluções e apesar da
aparente anuência, de nada efetivo resultou.
Será de aproveitar a motivação geral para a questão para se organizar a
fundamentação e pedido de ajuste da regulamentação.

Consideram preferível que se continuasse a fingir que a operação dita
estava autorizada e que depois aparecessem coimas (ou pior)?

> 73
>
>    Pedro Almeida
> CT8ABY - CT7ARQ

73!