RE: ARLA/CLUSTER: 160 METROS (1.846 MHZ) Hoje à noite

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Segunda-Feira, 16 de Julho de 2018 - 19:37:25 WEST

Caros colegas,

Nas actuais condições de propagação dos sinais, mas sobretudo com faixa dos
160 metros carregada de "agressões estrepitosas" (interferências e ruído
produzido por tecnologia modernaça) e apenas com 100 watts de pico... ou eu
me engano muito ou será difícil escutarmo-nos em boas condições senão com 80
metros de antena efectivos (dipolo de 1/4 de onda sem bobines, por exemplo).
Sem esquecer pelo menos 8 metros acima do solo (efectivo)... desde que se
faça a respectivo "casamento" das impedâncias (de preferência entre a antena
propriamente dita e a linha de transmissão).
Há quem diga que agora é que a propagação está favorável na "top band" e de
facto já recebi o Japão, mas apenas no início deste ano, operando somente
com uma antena ineficaz, graças ao FT8, pois está claro.
Foi somente através desse tão criticado ou bajulado FT8 que também tenho os
contactos confirmados nesta banda com vários países num raio de 2.000
quilómetros, operando apenas com 30 watts e a dita antena.
Já com 5 watts apenas, mas utilizando a mesma modalidade digital, concluí
com alguma facilidade contactos mais distantes do que com 100 watts em banda
lateral única e uma antena dipolo em "V" invertido com o vértice a cerca de
20 metros de altura (montada há uns anos atrás durante um evento de
activação).
Se tivermos a sorte de um colega que vive em França marcar férias para o
próximo mês e nos propiciar uns serões com a sua antena de quadro de onda
completa e 500 watts de pico, então nesse caso eu (no QTH de Lisboa) ou o
colega Valentim, seremos certamente escutados e poderemos fazer-nos ouvir do
outro lado também.
Há escassos anos atrás haviam uns serões em Agosto nos 160 metros nestas
condições. Dessa forma o "peixe miúdo" (leia-se estações com antenas
ineficazes, baixa potência e muito ruído) podia pelo menos manter um QSO
compreensível e equivalente ao que se consegue nos 40 metros, com
reportagens de pelo menos 5/5 com essa excepcional estação.
Há cerce de 18 anos atrás (como o tempo passa) participei em contactos
feitos a partir de serviço portátil (mas com os tais 80 meros efectivos de
elemento irradiante a cerce de 15 metros sobre o mar) durante os quais se
comunicava de Cascais com Sines e mais além com apenas 5 watts e em
telefonia (e agora pasmem) entre a hora e almoço e o pôr-do-sol. Nessa mesma
noite foram feitos contactos com sucesso no mesmo local com estações da
Península Ibérica, Sul de França, Marrocos e ilhas Canárias, mas operando já
com 100 watts.
Volto a relembrar-vos que em Agosto estarei no QTH rural com 100 watts e uma
antena de compromisso mas já com quase 80 metros (efectivos) de elemento
irradiante (mas apenas a 8 metros do chão).
Pode ser que dê.
Ontem de facto não correu bem pelas razões já apontadas na minha mensagem
anterior.

Um abraço e...

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W