Re: ARLA/CLUSTER: Dúvida anexo6

Rui Oliveira oliveiracr7alw gmail.com
Segunda-Feira, 8 de Janeiro de 2018 - 18:57:54 WET

" há muito cr# que emite em estação própria dizendo apenas que está sob
supervisão de xyz"

Não me canso de dizer que isto _*NÃO É *_o que a lei diz. A estação do
CR#_*NUNCA transmite*_. Ponto final. O portador de um CAN de categoria 3
pode transmitir numa estação de uso comum supervisionada por um
radioamador de categoria 1, A ou B ou na estação de um radioamador de
categoria 1, 2, A ou B, supervisionado pelo mesmo.
Primeiro, para perceber isto, é preciso lembrar que o _indicativo é da
estação_. O radioamador é portador de um CAN, mas o indicativo é da
estação. Portanto, o indicativo no ar é sempre o da estação operada e o
contacto é sempre da estação operada.

E por favor, deixem-se de ter nos perfis do QRZ.com "Contactos sempre
efetuados com a supervisão de não-sei-quem". Primeiro, por causa do que
eu acabei de dizer, segundo, porque tem zero validade legal.

Gosto tanto do DL 53/09 como todos. Mas deixemo-nos de pseudo-contornos
à lei que não o são.

Tenho dito,

assinatura_radio

*Rui Oliveira - CS7ALW *Radioamador