ARLA/CLUSTER: “Portugal profundo” Digital

José Luís Proença ct1gzb gmail.com
Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2018 - 13:31:27 WET

Não, não moro no “Portugal profundo†ou no interior do país, mas, de vez em
quando, faço viagens ao interior do país.

No fim-de-semana do Carnaval, desloquei-me à aldeia ali para os lados do
Distrito de Viseu quase em Trás-os-montes.

Sabemos que existem colegas mais ou menos fundamentalistas das formas de
fazer Rádio.

Isto para falar sobre a “Rádio Digital†seja ela nos modos DSTAR, Fusion ou
DMR. Embora quem mora no litoral, onde os Repetidores Analógicos e Digitais
se “encavalitam†uns nos outros, no interior do país não é assim.

Neste preciso momento e nem de propósito, estou a escutar um QSO de um
colega de Bragança que está a emitir em DSTAR. Este colega, está a
“queixar-se†que, desde que se desligou o Repetidor de Nogueira, e desde
2010, que não fala com nenhum Radioamador de Bragança.

Eu gosto do analógico (e creio que todos nós) mas, verdade seja dita, o
Digital veio facilitar os QSO entre colegas que estão no interior do país e
o resto do mundo (não sendo este o objectivo creio que é mais para QSO em
Portugal Continental e Ilhas).

Sim, sabemos que os modos Digitais usam o subterfúgio da Internet para
ligar os Repetidores uns aos outros…fantástico digo eu e, principalmente,
dirão os colegas do “Portugal profundo†que estão longe dos encavalitados
Repetidores do Litoral.

Isso não é Radioamadorismo dirão uns, que mal é que isso tem dirão outros.

Eu, com as experiências que tive só tenho a dizer bem do Digital (com todos
os seus inconvenientes dos “*pling plongs*†e o de às vezes “falar para o
bonecoâ€).

Outra "verdade inconveniente" é que os Repetidores analógicos (montes
deles...são muitos) "estão às moscas".

Haverá mais QSO em Digital do que em analógico (pela facilidade de estarem
*linkados*)???

O Digital é *apenas mais uma forma de fazer Rádio* dos colegas que estão no
interior do país e Ilhas de conversar entre eles.

Conversar, algo que vai faltando no Radioamadorismo.

O analógico, andará por cá durante muitos e bons anos.

Para terminar, resta-me agradecer mais uma vez às Direcções das Associações
de Radioamadores que vão mantendo os Repetidores a funcionar pelo país
(principalmente os do interior) e aos colegas que vão mantendo as Redes
Digitais a funcionar.

Agradecer também aos colegas que disponibilizam os seus *Hotspots* para
melhor cobertura Digital.

Só quem se desloca para o interior do país (e principalmente quem lá mora)
é que saberá dar valor aos repetidores no geral e ao Digital em particular,
este ultimo, que nos possibilita ir na estrada e falar com Faro, Açores e
Chaves num QSO mesmo usando a "batota" de

um "*Hotspot* com rodas" ligado à Internet do Telemóvel (este último também
Digital diga-se)

Pena que na zona da grande Lisboa os repetidores DSTAR estão *stand
alone...*desconheço a razão.

Bom fim-de-semana.

73 de José Luís Proença, Operador do Posto Receptor/Emissor CT1GZB
ARVM #53, REP #1418, SKCC #8178, CT-QRP #058, NRA PN#077, ARRLx #054, GPCW
http://ct1gzb.blogspot.com