Re: ARLA/CLUSTER: “Portugal profundo” Digital

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2018 - 16:49:19 WET

Boa tarde colega José Luís e restantes colegas.

Em complemento à primeira parte do seu texto julgo poder dizer que o
analógico irá ficar, tal como o AM, por muitos e bons anos. Há quem veja,
como refere, a "ocupação" das bandas pelo digital, errado... é só mais uma
forma de fazer rádio, como PSK, o FT8 (agora tão em moda) o JT65 à uns 10
anos atrás.
Nós radio amadores somos conhecidos pelo menos, pelo facto da descoberta de
novas coisas, já passámos essa fase, hoje em dia não há nada para inventar
(pelo menos por enquanto) existe é muita coisa não aplicada e que o poderá
ser ao nosso hobbie.

Os sistemas de voz digital são só mais um modo e a tentativa de bater
recordes com ele mais uma motivação, tenho agendado para amanhã entre as
15:00 e as 17:00 UTC um "encontro" em simplex DMR com o colega CS7ANE de
Castelo Branco, obviamente ele vai-se deslocar e fazer uso do seu portátil
DMR do cimo de uma serra e eu vou estar sentado em casa com uma X50 para
ver da viabilidade de se fazerem 200 kms em DMR. Isto não é nenhuma
novidade, qualquer um já fez os mesmos 200 kms em SSB entre estações fixas,
aqui a única diferença é o áudio, que em vez de R3 com um bocadinho de
ruído é R5.

Ainda voltando aos hotspots e ao digital, e que tal aplicarem o suporte
digital (internet) do vosso smartphone ao vosso radio HF que esta montado
em casa com uma boa antena direccional!? assim tem a possibilidade de ir
para o interior sem levar "a casa as costas" que é como quem diz, os rádios
e as antenas as costas. Perguntem ao colega CT1EWD e ele explica como na
aldeia faz HF dentro do carro.

> Não, não moro no “Portugal profundo†ou no interior do país, mas, de vez
> em quando, faço viagens ao interior do país.
>
> No fim-de-semana do Carnaval, desloquei-me à aldeia ali para os lados do
> Distrito de Viseu quase em Trás-os-montes.
>
> Sabemos que existem colegas mais ou menos fundamentalistas das formas de
> fazer Rádio.
>
> Isto para falar sobre a “Rádio Digital†seja ela nos modos DSTAR, Fusion
> ou DMR. Embora quem mora no litoral, onde os Repetidores Analógicos e
> Digitais se “encavalitam†uns nos outros, no interior do país não é assim.

> [...]

73's
***********************************
CT1JIB / *Jorge Santos*
QTH-Locator: IM58mo
CQ Zone:14/ITU Zone:37
Watch data in www.HamQTH.com <https://www.hamqth.com/ct1jib>
QSL Via: Bureau, Eqsl
REP Member# 1748
ARLA Member# 070
ARLC Member# 074
*
Sysop of BrandMeister 2681, sMaster Portugal, DMR_PT-Zone3, PT YSF009
CQ0DSA, CQ0DAH, CQ0DCH, CQ0DMA
XRF040 and DCS012 Reflectors
Co-Sysop of
CQ0DLX, CQ0DSM, CQ0DTV, CQ0DLR, CQ0DAM