Re: ARLA/CLUSTER: Operações de OH2IO e Duvidas sobre a atribuição de indicativos ao abrigo de uma licença “CEPT” nos Açores

CU3AA cu3aa.azores gmail.com
Quinta-Feira, 20 de Dezembro de 2018 - 15:56:49 WET

Caro João Costa

Pelo que você expôs, parece mesmo que não nos vamos entender, pois a sua interpretação da legislação, nomeadamente dos PROCEDIMENTOS APROVADOS PELO ICP-ANACOM NO ÂMBITO DO DECRETO-LEI N.º 53/2009, QUE DEFINE AS REGRAS APLICÃVEIS AO SERVIÇO DE AMADOR E AMADOR POR SATÉLITE não é a mesma que eu faço, senão vejamos:

a)      Eu não coloco em causa a utilização do /p ou /m seguido da localização. Esta exigência faz todo o sentido quando não estamos a operar a nossa estação fixa principal ou adicional, obrigando à indicação do local onde emitimos, quer de forma portátil, quer em móvel;

b)      Esta actuação faz-me todo o sentido dentro da mesma área geográfica mas deixa de o fazer quando se muda de área geográfica, que é o que aqui pretendia salientar;

c)       Efectivamente, o nº 1 destes Procedimentos, e cito: “1 - A consignação de indicativos de chamada (IC) às estações fixas principais e adicionais, nos termos do artigo 16º do Decreto-Lei nº 53/2009, tem em conta os procedimentos de formação de indicativos de chamada estabelecidos no Artigo 19º e Apêndice 42 do Regulamento das Radiocomunicações, a área geográfica da localização da estação, a titularidade da estação e a categoria do amador, de acordo com o definido no Anexo 3.â€;

d)      Na minha interpretação, e não sou jurista, a introdução deste pormenor salientado a negro é o busílis da questão e é aí que o ICP-ANACOM não está bem pois não respeita o que escreveu nem o que o levou a escrever;

e)      Se não são para respeitar as áreas definidas em Portugal, não percebo porque os Açores têm o numeral 8, a Madeira o numeral 9 e o continente o numeral 7. Podíamos todos ser CT1’s ou CT qualquer coisa, e aí sim, encaixava-se perfeitamente a justificação que referiu no seu mail;

f)       Finalmente, esta questão não tem nada a ver com os prefixos CU (que eu aliás defendo intransigentemente), CT, CR ou CS. Tem sim, e mais uma vez, com o não cumprimento, na minha perspectiva, da legislação, nomeadamente os Procedimentos, que culminam no Anexo 3 que atribui prefixos diferentes para cada uma das áreas geográficas de Portugal.

73 de CU3AA, João Lima