Re: ARLA/CLUSTER: DX Moçambique

Sexta-Feira, 17 de Agosto de 2018 - 21:45:48 WEST

Boas.

Nesta página podemos ver um verdadeiro entendimento entre o verdadeiro
desempenho de uma emissão FM e outra em DMR:

https://www.hamdigitaal.nl/2014/12/digital-versus-analogue-which-mode-offers-the-best-range/

Continuo a achar que uma das maiores vantagens do FM é de facto do squelsh
do radio abrir (se bem calibrado) em caso de sinal fraco ou
incompreensível, o que educa o operador de rádio a procurar uma melhor
posição.

No digital falta aqui um pouco este instinto, pois ou o sinal abre ou não
abre de todo.

Claro que tudo pode ser melhor calibrado.

Lamento que o DMR esteja já com este problemas de direitos de propriedade,
algo no meu ver que o radioamadorismo deve manter muito, mas mesmo muito á
distância.

Eis aqui um exemplo do potêncial do FREEVD+  :

https://www.youtube.com/watch?v=ZQf2z9gbPZI&t=0s&index=5&list=FLotK1p22ibElZ74uBWKvbVg

No fórum que acompanho, existe a possibilidade de em breve passar para um
equipamento portátil comercial.

Jorge, não descredito o digital, antes pelo contrário porque sou avido
utilizador, por isso sinto-me no luxo de poder criticar, mas também penso
que não seja explicitamente o futuro. Quando o SSB apareceu, venceu porque
ocupava metade da largura de banda de um sinal de AM e tinha 4 vezes mais
eficiência.

Penso que o futuro deve trazer melhorias, nunca complicações. Faz-me
lembrar o siresp, onde complicaram aquilo que deveria ser o mais KISS
possível.

Cada vez as telecomunicações, mesmo as nossas , são um verdadeiro negócio,
não significando que seja melhor, mais robusto ou mais eficiente.

O aparato de network a que obriga o siresp é ridículo, só em consumo
energético é monstruoso para as UPS, espaço, etc.

Com o DMR, penso seja financeiramente mais difícil de manter, mais espaço,
maior dificuldade; outro grave problema é estar aberto á internet, logo
portanto susceptível de ser atacado / manipulado.

Penso que a ideia do nosso uso da radiofrequência é um pouco oposto a esta
fragilidades, e manter as coisas simples, mas não significa que sejam
arcaicas ou que parem no tempo.

A dependência da Internet no nosso primordial uso da radiofrequência  deve
ser refutado, na sua plenitude.

Como ajuda, sem duvida alguma. Senão como diz o CT7AHV, o contacto foi
feito pela Internet e não pelo rádio, e isso vale 0. ( O operador ETL vale
muito, atenção )

Quanto a mandar o dmr abaixo, então tenho carta branca para tentar ou
depois vou ter problemas com o Paulo? :) :)  ( Já estou a vê-lo a migrar
tudo á pressa para um TAILS ou um backtrack ou para trás de uma firewall da
cisco :):)

Com bastante humor e humildade

CT7AEL

Jorge Santos <ct1jib  gmail.com> escreveu no dia sexta, 17/08/2018 à(s)
10:08: