Re: ARLA/CLUSTER: DX Moçambique

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Sexta-Feira, 17 de Agosto de 2018 - 10:07:14 WEST

Caro Luís.

Para quem não tenha entendido eu explico-me.

Aproveitei as últimas notícias que por aqui passam para dar a conhecer e
para ao mesmo tempo saudar o Miguel - CT1ETL. Que é uma febre! todos nós
sabemos que sim, eu contraia em meios de 2007, portanto esta febre já´lá
vai com 11 anos. O FreeDV poderá´vir a ser o futuro, quando digo poderá é
pela "ainda necessidade de um PC" já´esteve bem perto de se cortar esse
cordão mas ainda subsiste, quando for viavel a passagem do codigo para um
qualquer chip acredito que iremos então ter o melhor sistema digital feito
para amadores e por amadores.

O DMR é um modo que não foi feito para nós mas caro Luís está´perfeitamente
engando em algumas afirmações que colocou. O DMR permite dados e voz, no
caso da Motorola que são os detentores do ETSI tem limitações técnicas, que
nunca as entendi, em que o tratamento dos dados são a parte dos de voz, no
caso da Hytera, que dizem ter esurpado direitos da Motorola, a coisa já não
é assim, pode comunicar e fazer todo e qualquer envio de dados, sejam eles
texto, ficheiros ou imagens em simultaneo com a comunicação. A limitação de
a rede na sua totalidade o poder ou não fazer está nos repetidores
empregues e nada mais, e no caso do repetidor ser um Motorola então
esqueçam.

Com respeito a eficiencia tudo está dependente da montagem, os colegas que
disponibilizam o seu tempo trabalho e dinheiro nem sempre optam pela melhor
solução, os sistemas digitais não podem ter instalações padrão, a torre
mais alta da serra, a antena com maior ganho, ignorando o angulo de fogo da
mesma e outros pontos ainda mais técnicos. Todos os repetidores (com
algumas excepçoes) são em UHF, essa faixa tem durante o dia fenomenos de
porpagação local e é sujeito a reflexões por obstaculos, e como já teem a
experiencia do TDT, ao fenomeno de "inversão de fase por reflexão" o que
provoca a anulação ou o fadding do sinal primário.

Analisando a cobertura, não sei como o fez, mas ouço muitos utilizadores a
fazerem comparações por pontos já´do seu conhecimento, comparando o seu
portatil digital com 4W (talvez sim!!!) com os 5W do equipamento móvel
convencional contra um ponto que tenha os dois sistemas, esquecendo que os
repetidores DMR tem no maximo 25W e que raros são os que estão configurados
com 10W, contra o analogico com 40W e mais, mas mesmo assim e graças ao
fenomeno reflexoes alguns ja concluiram que as vezes mesmo recebendo o
analogico existe já a dificuldade da compreensibilidade da fala, enquanto
que no digital na mesma posição era R5, esta é a unica vantagem do digital,
não menosprezando todas as possibilidades técnicas que o sistema suporta
das quais talvez 5% as usem ou saibam usar.

Em jeito de finalização, mas oh colega Luís, porque raio é que cada vez que
aparece um novidade tecnologica ela tem que ser vista como um elemento
usurpador dos já existentes??? é só mais um sistema é só mais um modo a
juntar a todos os que utilizamos. Quando apareceu o DSTAR foi uma guerra,
faz lembrar a entrada do SSB, as criticas levantadas  época que aquilo
tinha um péssimo audio, todos ficavam com voz de "pato donald", "nunca será
um modo de subsituição do AM...".
E prova-se que afinal e segundo o que afirma, o SSB veio para ficar, mas o
AM não morreu, e aproveito para lembrar que em Novembro haverá o dia do AM.
Sem bairrismos ou clubites usemos o que estiver ao nosso dispor para
comunicar, usando todos os meios e modos possíveis para o fazer e desde que
haja resposta as nossas chamadas então poderemos dizer que estamos a usar
um meio de comunicação.

O Radioamadorismo não morreu, o que define o radioamador é o gosto pelo
conhecimento, é a comunicação, é o aprender coisas novas. Para aqueles que
mantém este espirito o radioamadorismo continua a existir, depois ha os
outros, que sendo radioamadores ou não usam o Zello, Skype, WhatsApp e
outros, sendo no entanto uma comunicaçao e provavelmente fazendo mais
contactos dia que muitos de nós num mes, com uma vantagem sobre nós, não
tem que provar nada a ninguém sobre conhecimentos e respectivas licenças,
não tem de arranjar espaço para as antenas ou ter discussões com os
condominos e tem sempre propagação (heheheheh).

Ultimo ponto Luis, e este é só para si. Ao ter escrito, embora na
brincadeira (penso eu de que...) "amando vos os nodes abaixo", leva-me a
concluir que não tem conhecimento da estrutura da rede ou se como node
identifica o utilizador "Hotspot" ai sim perfeitamente viavel pelo
desconhecimento do utilizador, se a ideia era parar a rede nacional!? boa
sorte com isso hehehehe.

Abraço Luís Garcia e demais colegas.

On Thu, 16 Aug 2018 at 23:14, Luís Garcia Filipe <afterhours36  gmail.com>
wrote:

> [...]
> links, sem networking, sem merdas.
>
> Para isso tenho aqui o pc.
>
> Escutar isso que disse , vindo de um do maiores radioamadores do pais, o
> CT1JIB, até dá vontade de partir a loiça toda.
>
> Só dá vontade de hackear um dos vosso nodes em DMR e mandar tudo abaixo,
> para verem o quanto frágil é o networking em radioamadorismo.
>
> Já estive mais longe.
>
> (estou a brincar)  (??)
>
> 73
>
> CT7AEL
>

> Jorge Santos <ct1jib  gmail.com> escreveu no dia quinta, 16/08/2018 à(s)

73's