ARLA/CLUSTER: Re: [CT-Com. & Tec.] Romances

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017 - 10:38:33 WEST

Ainda bem que o Matias, chama a nossa atenção para este erro tão vulgar,
 infelizmente e também na nossa comunidade radioamadorista.

Alias, a utilização indiscriminada do ponto e da virgula tem conduzido a
esta confusão e que eu, particularmente, tenho tentado combater sem muito
sucesso, diga-se em abono da verdade

No sistema de numeração francês, que nós usamos em Portugal, na separação
dos números inteiros dos números decimais  deve usar-se preferencialmente
uma vírgula.

Os ingleses e os norte-americanos é que usam um ponto onde os franceses
colocam uma vírgula. Por esse motivo, 94,4 MHz e 94.4 MHz representam o
mesmo valor MAS em sistemas diferentes. Qualquer deles vale 94,4
"mega-hertz" pelo Acordo Ortográfico de 1990.

Agora vem a confusão; Os ingleses e os norte-americanos separam os números
das classes com vírgulas, por exemplo, 5,076,075. Nós deixámos de colocar
pontos para evitarmos as confusões entre vírgulas e pontos. O número acima
indicado deverá ser escrito por nós da seguinte forma: 5 076 075, como
também usam os franceses.

Ver aqui a regra (
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/2500-2-500-ou-2500/12873
).

Disse logo no inicio que; " deve usar-se preferencialmente uma vírgula",
porque:

O separador decimal, ou marcador decimal, é o nome que se dá, em
matemática, ao símbolo usado para separar a parte inteira da parte
complementar não-inteira (ou, como impropriamente se usa dizer, "parte
fraccionário" da representação decimal do numeral de um número racional,
irracional, e, por extensão, real.

São símbolos mais usados como marcador decimal ou separador decimal:
- o ponto decimal ("." ponto), em países de cultura inglesa e outros que
lhes são subculturados;

- a vírgula decimal ("," vírgula), em países da Europa, em que se inclui
Portugal e da América o Brasil, entre outros países.

O busílis da questão ou a decisão salomônica está na 10ª resolução da 22ª
Conferência Geral de Pesos e Medidas em 2003 que declarou: "[...] o símbolo
do separador decimal deve ser ou o ponto na mesma linha, ou a vírgula na
mesma linha.[...]".

Sendo o hertz uma unidade do SI pode receber a seguinte prefixação:

MúltiploNomeSímboloSubmúltiploNomeSímbolo
100 *-hertz* Hz
101 deca <https://pt.wikipedia.org/wiki/Deca>-hertz daHz 10–1 deci
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Deci>-hertz dHz
102 hecto <https://pt.wikipedia.org/wiki/Hecto>-hertz hHz 10–2 centi
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Centi>-hertz cHz
103 quilo <https://pt.wikipedia.org/wiki/Quilo>-hertz kHz 10–3 mili
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Mili>-hertz mHz
106 mega <https://pt.wikipedia.org/wiki/Mega>-hertz MHz 10–6 micro
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Micro>-hertz µ
<https://pt.wikipedia.org/wiki/%CE%9C>Hz
109 giga <https://pt.wikipedia.org/wiki/Giga>-hertz GHz 10–9 nano
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Nano>-hertz nHz
1012 tera <https://pt.wikipedia.org/wiki/Tera>-hertz THz 10–12 pico
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_(prefixo)>-hertz pHz
1015 peta <https://pt.wikipedia.org/wiki/Peta_(prefixo)>-hertz PHz 10–15
femto <https://pt.wikipedia.org/wiki/Femto>-hertz fHz
1018 exa <https://pt.wikipedia.org/wiki/Exa>-hertz EHz 10–18 atto
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Atto>-hertz aHz
1021 zetta <https://pt.wikipedia.org/wiki/Zetta>-hertz ZHz 10–21 zepto
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Zepto>-hertz zHz
1024 yotta <https://pt.wikipedia.org/wiki/Yotta>-hertz YHz 10–24 yocto
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Yocto>-hertz yHz

Em português a forma "hertz" é aplicável tanto no singular como no plural.
Como em todas as unidades do SI, cujo nome é derivado de um nome próprio de
uma pessoa, a primeira letra do símbolo é maiúscula (Hz). Quando escrito
por extenso, a primeira letra é minúscula a não ser em início de frase ou
por outro motivo, como quando fazem parte do título, por exemplo. Note que
"graus Celsius" está em conformidade com a regra, pois o g de grau está em
minúsculo.

Pelo Acordo Ortográfico de 1990, em concreto a parte relativa à utilização
do hífen, parece indicar que os múltiplos e submúltiplos do "hertz"
passaram a ser hifenizados. Por exemplo, "mega-hertz", e não "megahertz".

Por sua vez as frequências até 30 000 kHz, normalmente para as ondas
longas, medias e curtas, devem ser expressas na minha modesta opinião e por
aquilo que é vulgar em quilo-hertz e utilizando o símbolo kHz (k em letra
minúscula) e a partir daqui, e até 1 000 MHz (M em letra maiúscula).

A partir daqui ,1 000 MHz, deve usar-se a prefixação 1 GHz.

Portanto e em português, 7 070 kHz e não 7.070 ou 7,070 MHz. Ou 144.550
MHz, mas sim 144,550 MHz, digo eu.

João Costa (CT1FBF)

http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT

> ---
> Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "CT-Comunicações e
Tecnologias" do Grupos do Google.
> Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo,
envie um email para
ct-comunicacoes-e-tecnologias+unsubscribe  googlegroups.com.