RE: ARLA/CLUSTER: Os radioamadores devem acompanhar os tempos modernos como o sempre fizeram no passado. As comunicações digitais podem ser a resposta

José Machado ct1bat gmail.com
Terça-Feira, 10 de Outubro de 2017 - 23:01:58 WEST


Palavras coerentes e sensatas “jovem†Joel.

Parabéns e obrigado.

Um abraço e disponha do que estiver ao meu alcance.

Machado – CT1BAT

 

 

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Joel Lobão
Enviada: 10 de outubro de 2017 22:43
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: Os radioamadores devem acompanhar os tempos modernos como o sempre fizeram no passado. As comunicações digitais podem ser a resposta

 

Boa noite,

 

Começando pelo tópico, não me parece que os modos digitais sejam o caminho para atrair os jovens ao radioamadorismo. Desde 2000 que faço actividades de rádio com jovens e todos os anos penso em alternativas para que atrai-los para este hobbie. Eles não se interessam minimamente pelos modos digitais. O que fazem nos modos digitais podem fazê-lo facilmente pela internet. Depois de muitas tentativas, de diferentes abordagens, o que mais os atrai é o que eles não fazem no PC. Por incrível que pareça, o que mais os prende, é a telegrafia. Experimentem dar-lhes uma chave e um oscilador e vão ver como ficam entusiasmados a mandar mensagens uns aos outros. Além disso, outra coisa que os atrai é a parte competitiva. Eles não querem ir para repetidores falar, isso fazem pelo Skype e afins. Querem é coisas que não façam pela internet. Mesmo a nível mundial, vemos um crescimento anual nos jovens que participam em concursos, principalmente em telegrafia. 

 

Respondendo à parte dos dois anos, obviamente é algo que pode afastar, tal como o valor dos exames. Já dei vários cursos de preparação para o exame de categoria 3 e muitos não foram a exame pelo valor do mesmo. A não ser que o pai do miúdo seja radioamador, dificilmente lhe vai dar 50€ para fazer um exame de rádio... A parte dos dois anos até ultrapassavam porque naquelas idades não teriam forma de montar uma estação em casa. Já fiz várias actividades onde anunciamos nos diversos meios de comunicação e nem assim apareceram CR7 para operar... Uma coisa é certa, não lhes vou bater á porta. Cada um tem de procurar informar-se e tentar estar presente. Se realmente gostam de rádio também têm de se mexer e não estarem á espera que façam tudo por eles. Não falta informação na internet, actividades de associações e estações de uso comum. 

 

Quanto aos repetidores estarem às moscas não significa que há menos interesse pela rádio, apenas que há menos interesse nas conversas tipo chat. Sinceramente parece-me que pode haver menos novos radioamadores mas os que aparecem e subsistem têm muito mais gosto pela rádio e que não usam a rádio apenas para terem conversas de café como há uns anos atrás (atenção que a palavra chave aqui é "apenas"...) 

 

O importante é procurarmos soluções e não estarmos sempre a falar do que está mal e a apontar o dedo à ANACOM, às associações, aos vizinhos, aos PLC, aos LEDs, etc. 

 

73 de CT1HXB - Joel Lobão

 



---
Este e-mail foi verificado em termos de vírus pelo software antivírus Avast.
https://www.avast.com/antivirus
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20171010/23d6b2cd/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER