RE: ARLA/CLUSTER: Os radioamadores devem acompanhar os tempos modernos como o sempre fizeram no passado. As comunicações digitais podem ser a resposta

Joel Lobão joel.lobao gmail.com
Terça-Feira, 10 de Outubro de 2017 - 22:42:48 WEST

Boa noite,

Começando pelo tópico, não me parece que os modos digitais sejam o caminho
para atrair os jovens ao radioamadorismo. Desde 2000 que faço actividades
de rádio com jovens e todos os anos penso em alternativas para que
atrai-los para este hobbie. Eles não se interessam minimamente pelos modos
digitais. O que fazem nos modos digitais podem fazê-lo facilmente pela
internet. Depois de muitas tentativas, de diferentes abordagens, o que mais
os atrai é o que eles não fazem no PC. Por incrível que pareça, o que mais
os prende, é a telegrafia. Experimentem dar-lhes uma chave e um oscilador e
vão ver como ficam entusiasmados a mandar mensagens uns aos outros. Além
disso, outra coisa que os atrai é a parte competitiva. Eles não querem ir
para repetidores falar, isso fazem pelo Skype e afins. Querem é coisas que
não façam pela internet. Mesmo a nível mundial, vemos um crescimento anual
nos jovens que participam em concursos, principalmente em telegrafia.

Respondendo à parte dos dois anos, obviamente é algo que pode afastar, tal
como o valor dos exames. Já dei vários cursos de preparação para o exame de
categoria 3 e muitos não foram a exame pelo valor do mesmo. A não ser que o
pai do miúdo seja radioamador, dificilmente lhe vai dar 50€ para fazer um
exame de rádio... A parte dos dois anos até ultrapassavam porque naquelas
idades não teriam forma de montar uma estação em casa. Já fiz várias
actividades onde anunciamos nos diversos meios de comunicação e nem assim
apareceram CR7 para operar... Uma coisa é certa, não lhes vou bater á
porta. Cada um tem de procurar informar-se e tentar estar presente. Se
realmente gostam de rádio também têm de se mexer e não estarem á espera que
façam tudo por eles. Não falta informação na internet, actividades de
associações e estações de uso comum.

Quanto aos repetidores estarem às moscas não significa que há menos
interesse pela rádio, apenas que há menos interesse nas conversas tipo
chat. Sinceramente parece-me que pode haver menos novos radioamadores mas
os que aparecem e subsistem têm muito mais gosto pela rádio e que não usam
a rádio apenas para terem conversas de café como há uns anos atrás (atenção
que a palavra chave aqui é "apenas"...)

O importante é procurarmos soluções e não estarmos sempre a falar do que
está mal e a apontar o dedo à ANACOM, às associações, aos vizinhos, aos
PLC, aos LEDs, etc.

73 de CT1HXB - Joel Lobão