RE: ARLA/CLUSTER: As falhas no SIRESP e as três perguntas do primeiro-ministro sobre o incêndio de Pedrógão

Jose Luis Gonçalves Pereira dfronts hotmail.com
Segunda-Feira, 26 de Junho de 2017 - 20:14:09 WEST

Eu nem vou perder mais tempo com o tema do siresp. Para mim é um não tema. A minha opinião está dada. E acredite que tem mais de mil canais e todos eles com alcance nacional apenas dependendo de servidores do siresp,ou seja consigo falar num qualquer canal em chaves e ser perfeitamente ouvido em vila real de santo António, ao contrário da rede vgf ou outra que depende do alcance do repetidor corresponde. A qualidade áudio em nada se compara com a rede analógica.

Por acaso gostava de saber a quantidade de canais que foram utilizados em Pedrógão, incluindo os anpc GNR bombeiros inem etc....

Agora perguntoeu quantos repetidores seriam necessários para garantir as comunicações destes agentes todos?

Mais de mil bombeiros nao sei quantos gnr outros tantos inem, etc. ..a operar numa extensão de mais de 100 km2 com uma rede analógica ia ser giro.

Além disso nada me garante que as antenas ou sistema operativo analógico não tivesse também ardido ou outra falha qualquer.

Mantenho o que afirmei, o siresp está coxo e deficiente mas nada é mais eficaz como sistema de comunicações de emergência e de segurança interna.

Além disso na Europa é o sistema que é usado e recomendado, mas nós portugueses temos que ser diferentes.

A única alteração que eu fazia era acabar com o monopólio da Motorola e da spura, permitindo alargar a concorrência na aquisição de rádios, pois são caríssimos. Teria também que agilizar também o seu processo de programação, ou seja, além de serem 2 ou 3 pessoas autorizadas a programar, passaria também essa autorização para as direcções regionais das entidades que usam esses equipamentos.

José Luís Gonçalves Pereira

Enviado a partir do meu smartphone Samsung Galaxy.