RE: ARLA/CLUSTER: IARU - Comunicações de emergência

Pedro Carvalho - CT1DBS/CU3HF papfc1 gmail.com
Terça-Feira, 27 de Setembro de 2016 - 09:52:21 WEST


Bom dia João
 
Obrigado pela resposta. 
 
Contudo, ela não responde à minha dúvida “académica†de quem são as entidades - em concreto - que utilizam o serviço dos radioamadores ? Que informações/pedidos são coordenados utilizando os radioamadores ?
 
No caso de Itália, por exemplo, o estado Italiano nem precisou de ajuda externa para resolver o problema, dados os seus recursos internos. E que se saiba nem faltaram as comunicações ( ver “I Radioamatori e il terremoto†no blog da ARI http://www.ari.it/index.php?option=com_content <http://www.ari.it/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=260&Itemid=276&lang=en> &view=category&layout=blog&id=260&Itemid=276&lang=en)
E, de acordo com esta página (http://www.cisar.it/index.php?option=com_content <http://www.cisar.it/index.php?option=com_content&view=article&id=1266:emergenza-profughi-cisar-palermo-impegno-continuo&catid=32&Itemid=255> &view=article&id=1266:emergenza-profughi-cisar-palermo-impegno-continuo&catid=32&Itemid=255), de colegas radioamadores italianos, os radioamadores estão a prestar ajuda – e bem - mas esta não tem nenhuma relação com as comunicações de emergência.
 
73
 
Pedro CT1DBS
 
From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of João Costa > CT1FBF
Sent: Tuesday, September 27, 2016 7:33 AM
To: Cluster-ARLA <cluster  radio-amador.net>
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: IARU - Comunicações de emergência
 
Bom dia Pedro,
Normalmente quem faz o pedido para "libertação" de determinadas frequencias, a maioria já recomendadas pela própria IARU para essa finalidade, é esta mesma entidade e os seus coordenadores nacionais ou mesmo regionais, quando não outros grupos locais.
Se for como está determinado em  Portugal e cada pais terá certamente os seus proprios procedimentos, as entidade serão as ligadas à proteção civil nacional, regional ou mesmo local, quando não os proprios amadores por sua iniciativa. Obviamente, que nestes casos as pessoas deveriam ter a formação necessária e devidamente coordenada e hierarquizada ou então só vão lá atrapalhar.
Alias e por aquilo que já assisti, como no ultimo caso em Italia, excepto honrosas excepções pareceu-me muito sinceramente, mas posso estar enganado, era "todos ao molho e fé em Deus" o que é certamente meio caminho andado para a completa anarquia e desastre; mas como repito, os meus conhecimentos de italiano são muito rudimentares, até posso estar enganado.
Nesta coisa do socorro e emergencia a boa vontade já não chega e acrescentar mais um desastre ao desastre principal não é certamente uma muito boa ideia.
João Costa (CT1FBF) 
 
Em 26/09/2016 22:51, "Pedro Carvalho - CT1DBS/CU3HF" <papfc1  gmail.com <mailto:papfc1  gmail.com> > escreveu:
Boa tarde

Tenho visto, sucessivamente, circularem pedidos para não se utilizarem determinadas frequências quando existem situações de catástrofe (sismos), etc.
Acho esse procedimento perfeitamente razoável e todos devemos colaborar

Contudo, quem são as entidades - em concreto - que utilizam o serviço dos radioamadores ? Que informações/pedidos são coordenados utilizando os radioamadores ?

Agradecendo antecipadamente as respostas,

73,

Pedro CT1DBS

-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net <mailto:cluster-bounces  radio-amador.net>  [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net <mailto:cluster-bounces  radio-amador.net> ] On Behalf Of João Costa > CT1FBF
Sent: Monday, September 26, 2016 4:57 PM
To: Cluster-ARLA <cluster  radio-amador.net <mailto:cluster  radio-amador.net> >
Cc: radioamadores_algarve  yahoogrupos.com.br <mailto:radioamadores_algarve  yahoogrupos.com.br> 
Subject: ARLA/CLUSTER: REP presente na Feira de Rádio da ARR 2016

Prezados colegas

A Rede dos Emissores Portugueses foi convidada a estar presente na Feira de Rádio da ARR – Associação de Radioamadores do Ribatejo, é com todo o prazer que vamos estar presentes no dia 5 de outubro de 2016 a realizar-se em Perofilho, Santarém.

Os colegas que pretendam que levemos os vossos cartões QSL para a exposição feira de rádio da ARR, agradecemos que nos informem para o endereço de email:rep  rep.pt <mailto:email%3Arep  rep.pt>  ou por telefone (+351) 213 461 186 <tel:%28%2B351%29%20213%20461%20186>  até dia 4 de outubro de 2016 às 14h00.

73 e Obrigado ,

Carlos Nora – CT1END

Fonte: Rede dos Emissores Portugueses




_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net <mailto:CLUSTER  radio-amador.net> 
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
 
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20160927/2441a917/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER