Re: ARLA/CLUSTER: IARU - Comunicações de emergência

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

Bom dia Pedro,

Normalmente quem faz o pedido para "libertação" de determinadas
frequencias, a maioria já recomendadas pela própria IARU para essa
finalidade, é esta mesma entidade e os seus coordenadores nacionais ou
mesmo regionais, quando não outros grupos locais.

Se for como está determinado em  Portugal e cada pais terá certamente os
seus proprios procedimentos, as entidade serão as ligadas à proteção civil
nacional, regional ou mesmo local, quando não os proprios amadores por sua
iniciativa. Obviamente, que nestes casos as pessoas deveriam ter a formação
necessária e devidamente coordenada e hierarquizada ou então só vão lá
atrapalhar.

Alias e por aquilo que já assisti, como no ultimo caso em Italia, excepto
honrosas excepções pareceu-me muito sinceramente, mas posso estar enganado,
era "todos ao molho e fé em Deus" o que é certamente meio caminho andado
para a completa anarquia e desastre; mas como repito, os meus conhecimentos
de italiano são muito rudimentares, até posso estar enganado.

Nesta coisa do socorro e emergencia a boa vontade já não chega e
acrescentar mais um desastre ao desastre principal não é certamente uma
muito boa ideia.

João Costa (CT1FBF)

Em 26/09/2016 22:51, "Pedro Carvalho - CT1DBS/CU3HF" <papfc1  gmail.com>