ARLA/CLUSTER: Duvida - carga de baterias

Pedro Carvalho papfc1 gmail.com
Sexta-Feira, 2 de Setembro de 2016 - 21:42:04 WEST

Boa noite colega

Ambas as grandezas que refere concorrem para a carga de uma bateria.

Sugiro que recorra aos múltiplos sites na internet sobre o assunto, por
exemplo, à Battery University (batteryuniversity.com), para perceber as
diferentes químicas e como as diferentes grandezas se relacionam até
podermos dizer que uma bateria está ou não carregada.

O próprio termo “carregada” indicia um processo químico de aquisição de
carga eléctrica na química da bateria, que é “devolvida” na utilização, ou
seja, na descarga.

O facto de um carregador poder fornecer mais intensidade de corrente
(amperagem) apenas determina que, se uma bateria tiver possibilidade para
isso será possível carregá-la mais rapidamente (mais unidades C).

A diferença de potencial aos terminais de uma bateria que esteja a ser
carregada tem de ser superior ao da tensão nominal da bateria, caso
contrário, nunca conseguiria carregá-la. Pode fazer um paralelismo, neste
aspecto, com a diferença de altura necessária para que existe movimento da
água numa tubagem.
Já a corrente ou intensidade, poderá fazer o paralelismo com o débito de
água.

A capacidade da bateria tem paralelismo no volume de água armazenada no
depósito.

As unidades C têm paralelismo na secção dos tubos de água, assumindo que as
tomadas de água mantém a mesma secção dos tubos.

Não sei se deu para entender minimamente, mas isto levar-nos ía a um enorme
texto sobre o assunto, razão pela qual sugiro a consulta no Google sobre o
assunto ou mesmo, quiçá, ler um livro técnico que aborde estes assuntos.

73

Pedro, CT1DBS/CU3HF