ARLA/CLUSTER: Duvida - carga de baterias

CR7ALB Rui Silva cr7alb outlook.pt
Sexta-Feira, 2 de Setembro de 2016 - 22:18:58 WEST

Ao CT1DBS e CT7AEL o meu muito obrigado!

A analogia usada pelo colega pedro - CT1DBS e restantes explicações bem como as do Luis - CT7AEL
fizeram-me repescar a minha "memória" eléctrica. Isto porque desde 2000 que não pego em electricidade.
A matéria ficou guardada na "gaveta". Mas obrigado, estava a precisar desta "mexidela" cerebral.

Muito obrigado.

Sem outro assunto de momento

Cumprimentos
73

Rui Brito da Silva
CR7ALB

936345233
Não é uma papel que diz aquilo que somos, mas sim, o que fazemos.

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Pedro Carvalho
Enviada: 2 de setembro de 2016 21:42
Para: 'Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER' <cluster  radio-amador.net>
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: Duvida - carga de baterias

Boa noite colega

Ambas as grandezas que refere concorrem para a carga de uma bateria.

Sugiro que recorra aos múltiplos sites na internet sobre o assunto, por exemplo, à Battery University (batteryuniversity.com), para perceber as diferentes químicas e como as diferentes grandezas se relacionam até podermos dizer que uma bateria está ou não carregada.

O próprio termo "carregada" indicia um processo químico de aquisição de carga eléctrica na química da bateria, que é "devolvida" na utilização, ou seja, na descarga.

O facto de um carregador poder fornecer mais intensidade de corrente (amperagem) apenas determina que, se uma bateria tiver possibilidade para isso será possível carregá-la mais rapidamente (mais unidades C).

A diferença de potencial aos terminais de uma bateria que esteja a ser carregada tem de ser superior ao da tensão nominal da bateria, caso contrário, nunca conseguiria carregá-la. Pode fazer um paralelismo, neste aspecto, com a diferença de altura necessária para que existe movimento da água numa tubagem.
Já a corrente ou intensidade, poderá fazer o paralelismo com o débito de água.
A capacidade da bateria tem paralelismo no volume de água armazenada no depósito.
As unidades C têm paralelismo na secção dos tubos de água, assumindo que as tomadas de água mantém a mesma secção dos tubos.

Não sei se deu para entender minimamente, mas isto levar-nos ía a um enorme texto sobre o assunto, razão pela qual sugiro a consulta no Google sobre o assunto ou mesmo, quiçá, ler um livro técnico que aborde estes assuntos.

73

Pedro, CT1DBS/CU3HF