Re: ARLA/CLUSTER: "Europe, we have a problem”. A ExoMars está perdida?

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 21 de Outubro de 2016 - 10:37:27 WEST

ESA descobre o que causou o silêncio da Schiaparelli em Marte
<http://www.noticiassemnorte.com/2016/10/esa-descobre-o-que-causou-o-silencio-da.html>

<https://1.bp.blogspot.com/-ucJ8zO8oWW4/WAi9C353LnI/AAAAAAAEKwU/5KaJ1B3CUbsNp_TCzzr7Nyokt8CjSQs0wCLcB/s1600/exomars.jpg>

A chegada da missão ExoMars a Marte foi acompanhada pelo desaparecimento
súbito do módulo de descida
<http://abertoatedemadrugada.com/2016/10/missao-exomars-chega-marte-mas-modulo.html>
Schiaparelli
mas a ESA já conseguiu determinar o que se terá passado. Ao que parece, um
dos engenheiros do projecto terá deixado ficar o seu Galaxy Note 7 a bordo
do módulo...

... Pelo que facilmente se percebe o que terá causado o fim das comunicações
<http://abertoatedemadrugada.com/2016/10/galaxy-note-7-dos-novos-arde.html>

Falta agora esclarecer se este acto terá sido feito por esquecimento, ou se
terá sido uma tentativa de sabotagem deliberada - ou ainda, se não seria
apenas uma manobra mediática da Samsung, para fazer a primeira chamada
telefónica interplanetária.